Bragança poderá contar com mais um museu a partir do próximo ano um espaço dedicado às máscaras tradicionais transmontanas. A Câmara e a Deputacion de Zamora estão terminar os preparativos para a inauguração do Museu Ibérico da Máscara, a instalar num imóvel dentro das muralhas da Cidadela de Bragança.

O projecto resulta de uma parceria entre as duas cidades, que tem por missão divulgar e promover a presença da máscara em diversas manifestações culturais em ambos os lados da fronteira, uma vez que faz parte da cultura das duas regiões.

O imóvel está em processo de recuperação, encontrando-se em fase de conclusão das obras. A ideia de criar o museu da máscara nasceu no âmbito da Mascarate,iniciativa cultural de carácter bienal, realizada em Bragança, que tem por objectivo promover as máscaras transmontanas. No espaço ficarão em exposição máscaras tradicionais e os coloridos trajes dos Caretos, associados às Festas dos Rapazes, realizados por alturas do Natal.

Dentro de alguns meses Bragança vai dispor de quatro museus Museu Militar, Museu do Abade Baçal, Centro de Arte Contemporânea e o Museu Ibérico da Máscara



PARTILHAR:

«Margens Douro, Nascente Foz»

Um choque em cadeia