A renegociação da subconcessão da autoestrada transmontana, que liga Porto e Bragança, não vai afetar a calendarização daquela obra, que «prossegue a bom ritmo», de acordo com a Estradas de Portugal.

\"A construção e exploração da autoestrada A4 entre Vila Real (Parada de Cunhos) e Quintanilha prossegue a bom ritmo, estando cerca de 60 quilómetros já concluídos e os restantes 73 quilómetros em fase adiantada de conclusão\", indica a Estradas de Portugal (EP) em comunicado.

O presidente da EP anunciou ter concluído a renegociação da subconcessão da autoestrada transmontana, conseguindo uma poupança para o Estado de 81 milhões de euros.

Segundo o comunicado, a subconcessão é constituída por dois grandes eixos viários: por um lado o IP4 entre Amarante e Bragança, dos quais só se manteria o troço entre Amarante e Vila Real e a Variante de Bragança, e pela A4, entre Vila Real e a fronteira espanhola em Quintanilha, construída de raiz pela concessionária, aproveitando o IP4 fora dos dois troços anteriores.

Fonte da EP disse à Lusa que a poupança dos 81 milhões de euros será conseguida, essencialmente, pela transferência da manutenção e conservação das estradas nacionais que servem a autoestrada transmontana da subconcessionária Autoestradas XXI para a Estradas de Portugal.

No comunicado, a empresa específica que a Autoestradas XXI \"ficará apenas com a responsabilidade pela construção e completamento da A4, regressando os dois troços do IP4 supracitados, subconcessionados desde 2008, para a posse da EP\".

A AE indica ainda que irá celebrar um memorando de entendimento com a Autoestradas XXI sobre os termos da renegociação.

Com a redução de 81 milhões de euros, a EP \"estima reduzir o seu endividamento total no montante superior a 100 milhões de euros, em 2033\".

A Estradas de Portugal refere ainda no comunicado que vai prosseguir \"os esforços de redução dos encargos com outras parcerias contratadas, de modo a assegurar a sua sustentabilidade financeira a prazo, nos termos dos objetivos delineados pelo Governo Português\".



PARTILHAR:

Achado do Paleolítico Superior

Tem 15 vagas disponíveis