Foi apresentada, no sábado, a antologia \"Poetas do Nosso Concelho\", coligida pelo poeta António Cravo. A ideia surgiu em 1997, durante um programa que a Rádio Onda Livre, de Macedo de Cavaleiros, dedicou aos poetas populares locais, mas só agora se fez realidade, com o apoio da Câmara Municipal. A obra contém 289 poesias, de 60 autores, alguns deles falecidos já após o início da recolha do material escrito.

Para António Cravo, \"esta antologia está estruturada de forma a encadear os poemas com um sentido coerente dos pensamentos, emoções e narrações, tendo em conta o conceito que os seus autores fazem do poeta, da poesia, do livro e da escola\". Segundo a análise do mentor da obra, \"no desenvolvimento do geral para o particular\", os autores dos poemas \"falam também de Portugal e dos seus símbolos e do seu conceito de cidade, do amor que têm por Trás-os-Montes e da ligação que o homem tem com a terra que lhe dá o pão; falam de Macedo, através da sua lenda, da memória da antiga vila e das festas e animações sociais e lúdicas que ali conheceram e nelas participaram, do concelho e dos seus costumes e tradições de diversas aldeias que o compõem\". António Cravo destaca ainda o facto de alguns dos autores não serem \"indiferentes à natureza transmontana e ao carácter natural desta província\".

\"Os poetas do nosso concelho diferenciam-se na sua verticalidade, com dimensões diversas, mas com valores semelhantes da poesia permanente que os habita\", afirmou António Cravo, comparando \"os poemas recolhidos e a poesia que eles exprimem no seu conjunto\" a \"uma das últimas avozinhas que ainda vive no início deste milénio, sentada no escano da sua lareira transmontana, a contar-nos os diversos aspectos da natureza e da vida do concelho de Macedo de Cavaleiros\".

Na apresentação da obra, alguns dos autores recitaram poemas seus.



PARTILHAR:

Agricultora denunciou o caso ao Ministério Público

Divulgação da oferta de cursos