A PSP do distrito de Bragança enfrenta o mesmo problema de envelhecimento que afeta a região, com mais de metade do efetivo próximo de deixar o ativo, como constatou o comandante, José Neto.

O comandante distrital transmitiu à tutela a preocupação com esta realidade do “envelhecimento que é da região e também afeta a PSP”, na cerimónia comemorativo dos 143 anos da Polícia no distrito de Bragança.

A PSP é responsável pelas duas cidades mais populosas da região, Bragança e Mirandela, com cerca de 200 agentes com mais de 50 anos, a idade em que se aproximam da reserva ou pré-aposentação.

“Neste momento estamos preocupados porque temos profissionais que, apesar de disponíveis e envolvidos na missão, a sua capacidade física já não é a mesma dos seus 40 anos e, daí nós precisamos de mais recursos humanos, precisamos de mais meios para aumentar a nossa capacidade de chegar ao local, de chegar às pessoas”, concretizou o comandante.

José Neto defendeu que é necessário a instituição refletir sobre a atual situação e “alterar as políticas de gestão dos recursos humanos”.

O comandante esclareceu que um reforço de 20 profissionais seria suficiente para compor o quadro distrital de efetivos, mas reconheceu que se trata de uma ambição “que não vai ser fácil”.

“Se o número que vai saindo em fim de carreira for recuperado, vamos conseguir continuar a cumprir a nossa missão”, afirmou.

José Neto considerou que poderá conseguir recuperar para tarefas mais exigentes profissionais mais ágeis que se encontram a fazer vigilância, um serviço para o qual o Governo pretende atrair policia se militares na reserva ou na pré-aposentação.

A secretária de Estado adjunta da Administração Interna, Isabel Oneto, participou no aniversário da PSP de Bragança, onde anunciou que o Governo está a preparar o programa Vigilância + com este propósito.

O programa, que ainda está na fase de preparação legislativa, contempla a atribuição de um complemento mensal de 220 euros aos polícias e militares que queiram regressar ao ativo para funções de vigilância.

A PSP comemorou hoje 143 anos no distrito de Bragança apontado como “o mais seguro do país em termos de criminalidade grave e violenta” e o “segundo mais seguro” no que respeita à criminalidade geral, com a região da Guarda em primeiro.

O Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Bragança celebrou, no dia 31 de julho, o seu 143.º aniversário.

A comemoração incluiu uma sessão solene, com a presença de Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, e Isabel Oneto, Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, no Teatro Municipal de Bragança, onde decorreu, ainda, um concerto comemorativo pela Banda Sinfónica da PSP.

“É de realçar o brio profissional e dedicação dos agentes da Policia de Segurança Pública de Bragança”, considerou Hernâni Dias, reforçando que “o trabalho da PSP contribui ativamente para que Bragança seja uma referência, a nível nacional, em termos de segurança”.

Durante a Sessão Solene, alguns agentes da PSP de Bragança foram condecorados, com entrega de medalhas, pelo trabalho desenvolvido em prol do Comando Distrital. Em frente ao edifício do Teatro Municipal, decorreu, também, a formatura e a mostra de meios/frota da PSP, na Praça Cavaleiro de Ferreira.

Além destes momentos, o programa de comemorações incluiu outras iniciativas, como o Passeio BTT/Pedestre, no dia 28 de julho.


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Posto da GNR de Mondim de Basto vai ser remodelado por 300 mil euros

Albufeira do Azibo eleita a “Praia Fluvial do Ano”