O presidente da Federação Distrital dos Bombeiros de Bragança, Diamantino Lopes, denunciou hoje que há corporações com dificuldade em pagar salários devido a uma dívida de «600 mil euros» da Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE).

O dirigente afirmou à Lusa que a entidade responsável pela Saúde no Nordeste Transmontano "deve quase todo o ano de 2013, exceto janeiro" do transporte de doentes efetuado pelas 15 corporações da região.

Contactada pela Lusa, a ULS do Nordeste confirmou, por escrito a existência da dívida, mas indica que o valor é de "489 mil euros" e que está a ser liquidada junto com os valores mensais devidos, sendo que o último mês pago aos bombeiros foi o de janeiro de 2013.

O presidente da federação realçou que o transporte de doentes do Serviço Nacional de Saúde é uma "receita prioritária" para as corporações e que devido ao atraso de "meio ano" nos pagamentos "há funcionários que, nalguns casos, não recebem (salários) a tempo e horas".

O dirigente lembrou ainda que "nos dois últimos anos houve uma forte redução do transporte de doentes", devido aos cortes na saúde, que, associada ao atraso nos pagamentos, está a causar constrangimentos financeiros aos bombeiros.

As corporações têm, segundo Diamantino Lopes, registado "um aumento significativo de serviços prestados a particulares, sobretudo pessoas idosas que, como o Serviço Nacional de Saúde não paga [o transporte de doentes] recorrem aos bombeiros", pagando do seu bolso.

Ainda assim, esta "nova" receita não compensa as perdas e o valor da dívida dos serviços prestados à ULS do Nordeste, acrescentou.

O presidente da federação acusou ainda a ULSNE de não responder a pedidos de reuniões solicitados pelos bombeiros.

A unidade local de saúde esclareceu, na resposta enviada à Lusa, que "o valor em dívida está a ser pago todos os meses, sem exceção", explicando que "o pagamento mensal efetuado a cada corporação corresponde não apenas à faturação desse mês, mas acrescido de uma verba de amortização da dívida".

Aquela entidade garante que "foi efetuada, na semana passada, a transferência relativa ao mês de agosto, no valor de 206 mil euros, uma quantia que corresponde à faturação do mês de janeiro de 2013 e à amortização da dívida global".

A ULSNE garantiu ainda que "tem feito e continuará a fazer todos os esforços com vista à regularização, no mais curto espaço de tempo, da sua situação financeira" e que mantém "quer o diálogo, quer a estrita observância dos consensos estabelecidos com esse objetivo".

"As corporações de bombeiros desempenham um papel fundamental, nomeadamente ao nível do transporte de doentes, pelo que constituem uma prioridade para a ULSNE no que respeita ao pagamento devido pelos serviços prestados", refere.



PARTILHAR:

São Tomé do Castelo

Campanha na TV