Os eleitores de Bragança não precisam de sair de casa para escolher qual o candidato que reúne as melhores propostas para as próximas eleições. A escolha pode ser feita a partir do sofá porque os dois maiores partidos que se apresentam ao sufrágio de Setembro têm canais de televisão na plataforma do Meo. A campanha vai fazer-se também no pequeno ecrã, onde cada um apresenta as suas ideias e faz valer os argumentos do seu percurso pessoal e político.

A cidade transmontana é uma das duas em que os dois maiores partidos têm ambos canais no Meo - a outra é Braga, onde há a plataforma do socialista Vítor Sousa e a de Ricardo Rio, candidato apoiado por PSD e CDS. E os resultados dos últimos anos têm mostrado um eleitorado praticamente bipolarizado entre sociais-democratas, que lideram a autarquia, e o PS, pelo que é expectável que a escolha volte a fazer-se em torno destas duas forças.

O PSD candidata Hernâni Dias (canal 616424), que foi o primeiro a chegar à plataforma televisiva, em meados de Maio. Três semanas depois, estava no ar o canal do candidato do PS, Júlio Meirinhos (canal 444906). Não foi propositado, garante Vítor Pereira, responsável pela comunicação do candidato socialista: "Isto não é um exclusivo de ninguém". Mas o facto de o principal opositor ter também um canal, obriga a "estar atento à mensagem", ainda que não haja qualquer tipo de marcação.

"Neste momento, não estamos a fazer qualquer tipo de observação dessa candidatura nem de outra", assegura Hernâni Dias. O importante é saber qual a mensagem que a candidatura quer ver transmitida e que tem vindo a ter bons resultados, garante. "O feedbak é extremamente positivo. As pessoas abordam-nos e perguntam quando pomos mais conteúdos", conta o candidato do PSD à Câmara de Bragança.

Para já, entre os conteúdos disponibilizados está um vídeo destacando os aspectos positivos da cidade, a apresentação do candidato e a sua biografia ou mensagens de apoiantes, mas também o registo da passagem de Hernâni Dias pela Expo Trás-os-Montes, um vídeo aberto pela actuação de Dulce Pontes no certame.

Também Júlio Meirinhos usa conteúdos não exclusivamente políticos no seu canal. O candidato socialista é vice-presidente do Turismo Porto e Norte de Portugal, pelo que usa imagens de entrevistas dadas ao Porto Canal ou à RTP nessa condição. Mas também estão no ar a mensagem de apoio de António José Seguro ou o vídeo enviado por Meirinhos aos camaradas de partido na convenção nacional autárquica.

A aposta no canal também é vista como uma "mais-valia" pela candidatura do PS. "Temos a percepção de uma notoriedade muito forte deste canal", afirma o director de comunicação, reconhecendo, porém, que as redes sociais são a principal plataforma da campanha de Meirinhos. No entanto, "é importante chegar a todos os nichos", defende Vítor Pereira, e o Meo Kanal permite atingir um público diferente.

A plataforma televisiva tem ganho um papel central na campanha do PSD. O canal está a emitir quase em permanência na sede de campanha do partido, no centro de Bragança e vai receber novos conteúdos a partir de Setembro, com reportagens diárias das principais acções de campanha de Hernâni Dias. "Já que iniciamos esta aposta, seria infantil não explorar o seu potencial", defende o social-democrata. Até lá, e tal como na generalidade das mais de 80 candidaturas a nível nacional que já aderiram a este serviço, não estão a ser produzidos conteúdos exclusivamente para esse suporte e são voluntários os que têm o trabalho de recolha e edição dos vídeos.



PARTILHAR:

No transporte de doentes

Vinhos e azeites: de Trás-Os-Montes para o Brasil