Só nos últimos quatro dias, a delegação de Bragança do Instituto de Estradas de Portugal (IEP) espalhou 80 toneladas de sal para derreter o gelo nas estradas do distrito.

Esta é a resposta do IEP para combater o gelo que tem vindo a cobrir as vias da região, inclusive no interior das localidades, para evitar acidentes.
Ontem, a cidade de Bragança acordou com cinco graus negativos, segundo dados do Centro Distrital de Operações de Socorro.

O delegado distrital do IEP, Cordeiro Fernandes, considera a situação \\"anormal\\", dado que há registo de formação de gelo em zonas onde não é habitual.
Por isso, o instituto vai reforçar as reservas de sal em mais 60 toneladas, com vista a dar resposta às necessidades das estradas de todo o distrito.

Para atenuar os efeitos das más condições climatéricas, quatro viaturas do IEP são carregadas diariamente com cerca de oito toneladas de sal, que são espalhados nas zonas mais críticas. Este trabalho é complementado pela acção dos dois limpa-neves existentes no distrito, estacionados em Bragança e Macedo de Cavaleiros.

A cidade de Bragança é uma das localidades que está na mira do IEP, tal como a EN 103 (Bragança-Vinhais) e a EN 206 (Bragança-Valpaços), as mais afectadas pela neve e geada.

No que toca à cidade, as temperaturas negativas levaram a PSP a interditar o acesso ao Alto das Cantarias a partir do nó do IP4, dado que aquela zona da cidade ficou coberta por um manto de gelo e neve. Em alternativa, o tráfego proveniente do IP4 foi encaminhado para outros nós de acesso até ao final da manhã, altura em que já se circulava na Avenida das Cantarias.

Acresce que a descida dos termómetros tem sido acompanhada de intenso nevoeiro, que dificulta a visibilidade dos automobilistas e aumenta os riscos de acidentes
A EN 102 e a EN 315 são outras das vias que as autoridades mantêm debaixo de olho, dado atravessarem a Serra de Bornes. Na última, que dá acesso a Alfândega da Fé, há registo do despiste de um camião na manhã de ontem. O veículo ficou atravessado na faixa de rodagem e impediu a circulação durante várias horas.

Tendo em conta que a temperatura máxima nos últimos dias não ultrapassa os cinco graus, a Brigada de Trânsito da GNR de Bragança recomenda a máxima prudência ao volante e respeito pelos sinais de formação de gelo, que não derrete facilmente devido à descida dos termómetros.

Hospital com procura normal
A formação de gelo afecta, também, as ruas e passeios da cidade de Bragança, onde funcionários camarários espalharam sal ao longo da manhã de ontem, tentando evitar assim quedas dos transeuntes.
Apesar das más condições climatéricas na região, a urgência do Hospital Distrital de Bragança (HDB) não tem registado uma procura anormal nos últimos dias.

Segundo o director clínico HDB, Monteiro Morais, \\"não há uma relação directa entre as entradas na urgência e os acidentes relacionados com o gelo, seja nas ruas da cidade ou nas estradas\\".



PARTILHAR:

O azeite nos restaurantes

Politica de subsídios