Centenas de portugueses ficaram ontem isolados do resto do País devido à queda de neve intensa em 13 distritos. Mas foi sobretudo em Bragança, Vila Real, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Viseu e Leiria que as casas ficaram cobertas por um manto branco.

Em Baião, distrito do Porto, mais de três mil alunos ficam hoje em casa por decisão da Protecção Civil, dada a impossibilidade de se transitar, tanto nos principais acessos, como nas pequenas estradas municipais. Para hoje a autarquia definiu planos de apoio às instituições de solidariedade social e ao Centro de Saúde para que possam cumprir o apoio domiciliário previsto aos idosos e doentes.

Em Vila Real, o nevão começou às 09h30 e provocou o caos nas estradas do distrito. As autoridades receberam inúmeros pedidos de ajuda de automobilistas retidos. O IP4, principal estrada de ligação de Trás--os-Montes ao Litoral, foi cortado ao fim da manhã de ontem na serra do Marão, entre Vila Real e Amarante.

A maioria dos habitantes da região recolheu-se à lareira. «Com lenha e vinho em casa, não há frio que me apanhe lá fora», dizia António Lima ao amigo, após um funeral em Ansiães. O carro teve de ser empurrado para sair da aldeia. Outros ficaram retidos ao volante no meio do Marão e só saíram de reboque. «Um carro só não caiu pelo monte porque ficou preso numa árvore», contou Lurdes ao CM. Os mais novos foram brincar com neve.

«Não tenho frio», dizia David aos pais um pouco mais gelados. A neve apareceu também no Alentejo, um ano depois da última visita. Nevou mais em Portalegre, mas caiu também em Nisa, Castelo de Vide, Marvão e Elvas. Segundo a GNR, o gelo provocou dois despistes.

IP4: CORTADO

A queda de neve levou ao corte do trânsito no IP4, na serra do Marão, entre Vila Real e Amarante. Vários carros e autocarros ficaram retidos



PARTILHAR:

Aproveitar o QREN

Neve e gelo bloqueou o concelho