Um bebé nasceu na madrugada de ontem em pleno IP4, a via rápida que liga Vila Real a Bragança. Cerca das cinco da manhã, um homem foi bater à porta do quartel dos bombeiros a pedir socorro, pois a mulher estava a entrar em trabalho de parto.

\"Chegámos ao local, vimos que ela já estava com bastante dores, informámos o Centro Operacional de Doentes urgentes, pedimos apoio médico e seguimos para Vila Real\" conta Valter Costa, um dos bombeiros que prestou assistência ao parto. O bebé não quis esperar e \"quando chegámos à entrada do IP4, o meu colega disse para encostar, passámos para trás e fizemos o parto\" acrescenta.

A rapidez no nascimento pode ser explicada pelo facto de já ser o sexto filho do casal. \"Demorou três ou quatro minutos\" recorda o bombeiro, \"mas não sabíamos bem o que vinha ali porque a gravidez não foi seguida por um médico\". Cerca de 10 minutos depois do nascimento, chegou a Viatura Médica de Emergência Rápida de Vila Real que prestou os cuidados médicos à mãe e ao recém-nascido, sendo ambos transportados para o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Esta já não é a primeira vez que os bombeiros de Mirandela ajudaram um bebé a nascer, desde o encerramento do bloco de partos naquela cidade, em Setembro de 2006. Em Abreiro, uma aldeia do concelho, o parto acabou por ser feito em casa, pois também já não houve tempo de transportar a grávida para o hospital. \"Desta vez já não estávamos tão ansiosos\", confessa.

Valter Costa e Miguel Tronco já se auto-intitulam como \"os socorristas de Mirandela\" e acreditam que muitos nascimentos vão passar pelas suas mãos.



PARTILHAR:

VII Feira da Vitela e dos Lameiros de Barroso

Encontro anual