Quatro das 12 câmaras municipais do distrito de Bragança mudaram de partido, com o PSD a tornar-se maioritário, trocando de posição com o PS em número de presidências de autarquias.

Os socialistas tinham sete das 12 câmaras da região, posição assumida a partir destas eleições pelo PSD, que perdeu uma câmara no distrito de Bragança e ganhou três aos socialistas em coligação com o CDS-PP.

A coligação de direita ganhou em Vila Flor, Mogadouro e Miranda do Douro e o PSD perdeu para o PS Freixo de Espada à Cinta, um município onde nunca algum presidente conseguiu cumprir mais do que dois mandatos, o que aconteceu nestas eleições com a social-democrata Maria do Céu Quintas.

O PSD continua a liderar Vimioso com a reeleição de Jorge Fidalgo, Bragança, onde Hernâni Dias foi também reeleito, fazendo o pleno em todos os órgãos autárquicos no concelho onde o partido é poder há 234 anos.

Os social-democratas mantiveram também o bastião do partido, em Carrazeda de Ansiães, onde João Gonçalves governará com maioria reforçada, ao obter quatro dos cinco mandatos para o executivo municipal.

O partido conquistou Mogadouro ao PS, com António Pimentel a derrotar o presidente recandidato Francisco Gonçalves e, em coligação com o CDS-PP ganhou também Miranda do Douro, com Helena Barril a vencer Júlio Meirinhos, assim como Vila Flor, onde Pedro Lima venceu o autarca recandidato Fernando Barros.

A coligação PSD/CDS-PP manteve também Nuno Gonçalves à frente da Câmara de Torre de Moncorvo.

O PS conquistou ao PSD Freixo de Espada à Cinta, com Nuno Ferreira a vencer Maria do Céu Quintas, e mantém Luís Fernandes, em Vinhais, Eduardo Tavares, em Alfândega da Fé, Júlia Rodrigues, em Mirandela, e Benjamim Rodrigues, em Macedo de Cavaleiros.

Apesar de o PSD superar o número de câmaras em coligação com o CDS-PP, o PS foi o partido mais votado nestas autárquicas, no distrito de Bragança com mais de 40% dos votos totais para as câmaras municipais.

O PSD sozinho conseguiu cerca de 27% e as coligações PSD/CDS-PP alcançaram mais de 20% dos votos.

Os grupos de cidadãos foram a terceira força política nestas eleições no distrito de Bragança, com o Unidos por Carrazeda a conquistar um mandato no executivo de Carrazeda de Ansiães.

O partido Chega ficou em quarto lugar nesta região, com quase 2%, equivalente a 1.620 votos.

 

Distrito de Bragança:

Alfândega da Fé – Eduardo Manuel Dobrões Tavares (PS)

Bragança - Hernâni Dinis Venâncio Dias (PSD)

Carrazeda de Ansiães - João Manuel dos Santos Lopes Gonçalves (PSD)

Freixo de Espada à Cinta - Nuno Manuel Rocha Gomes Ferreira (PS)

Macedo de Cavaleiros - Benjamim do Nascimento Pereira Rodrigues (PS)

Miranda do Douro - Helena Maria da Silva Ventura Barril (PSD/CDS-PP)

Mirandela - Júlia Maria de Almeida Lima e Sequeira Rodrigues (PS)

Mogadouro - (por apurar)

Torre de Moncorvo - Nuno Jorge Rodrigues Gonçalves (PSD/CDS-PP)

Vila Flor - Pedro Miguel Saraiva Lima Cordeiro de Melo (PSD/CDS-PP)

Vimioso - António Jorge Fidalgo Martins (PSD)

Vinhais - Luís dos Santos Fernandes (PS)

 

 



PARTILHAR:

PS e PSD com sete câmaras cada um no distrito de Vila Real

Maria Lapa do PS ganhou em Sabrosa sem maioria