O PS ganhou em Sabrosa sem maioria, sendo eleita Maria Helena Marques Pinto da Lapa é o próxima presidente de Câmara, numa luta renhida com os independentes do Já e de do PSD

Apurados os resultados resulta 2 mandatos para o PS, 2 para o Já e 1 para o PSD.

Este resultado é uma das surpresas eleitorais da noite no distrito de Vila Real sendo decidida taco a taco.

É a primeira vez que uma mulher ganha a Câmara de Sabrosa

PS ganhou 5 freguesias, o PSD 4 freguesias, o Já em 2 freguesias e o CDS 1 freguesia.

 

Dos 6.245 eleitores inscritos no concelho de Sabrosa, votaram 4.220 (67,57%) nas eleições autárquicas de domingo, que foram disputadas por sete candidaturas e ganhas pelo PS liderado por Helena Lapa, mas sem maioria.

No distrito de Vila Real, Sabrosa foi o município com mais candidaturas apresentadas a este ato eleitoral.

O atual presidente Domingos Carvas (PS) não se recandidatou a um segundo mandato, alegando razões pessoais, e a candidatura socialista, encabeçada por Helena Lapa, venceu as eleições com 1.218 votos (28,86%) e dois mandatos.

Helena Lapa é a primeira mulher eleita para a presidência de uma câmara no distrito de Vila Real. Teresa Rabiço (PS), atual presidente da câmara de Mondim de Basto, assumiu o cargo depois de Humberto Cerqueira ter renunciado ao mandato em 2020.

Em segundo lugar em Sabrosa ficou a candidatura independente “Já!”, liderada por António Araújo, que obteve 1.153 votos (27,25 %) e conquistou também dois mandatos.

António Araújo foi o cabeça de lista pelo PSD, em Sabrosa, nas eleições autárquicas de 2013 e 2017, tendo em 2021 o partido escolhido Mário Varela para candidato à presidência da câmara.

Nestas eleições os sociais-democratas ficaram em terceiro lugar com 1.150 votos (27,25 %) e um mandato.

O ato eleitoral foi renhido neste concelho, com Helena Lapa a vencer por uma diferença de 65 votos para o segundo classificado, António Araújo, que, por sua vez, ficou à frente por três votos de Mário Varela.

O CDS-PP, que apoiou a candidatura de independentes liderada por Eduardo Mesquita, foi a quarta força política, com 7,94% e 335 votos.

Neste ato eleitoral apresentaram-se ainda a eleições a lista independente “Justiça e Futuro”, encabeçada por António Soares, que teve 126 votos, José Veiga pela CDU obteve 57 votos e 43 pessoas votaram no Chega, que tinha como cabeça de lista António Franco.

O concelho do distrito de Vila Real registou uma votação expressiva no domingo com 4.220 dos 6.245 eleitores inscritos a irem votar, ou seja, com 67,57% de votantes. A percentagem de votantes a nível nacional foi 53,57%.

Segundo os resultados preliminares dos Censos 2021, Sabrosa tem 5.556 residentes.

No distrito de Vila Real, o PS ganhou em sete câmaras e o PSD em outras sete, sendo que, em Alijó, está coligado com o CDS-PP.

A única câmara que mudou de cor política nestas eleições foi Mondim de Basto, onde o PSD recuperou o poder perdido em 2009 para o PS.

 

 

Fotografia: Diário de Trás-os-Montes


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Mudança em 4 câmaras e PSD passa a maioritário no distrito de Bragança

Luís Machado reeleito presidente de Câmara de Santa Marta de Penaguião