Mais de 350 investigadores originários de 30 países estão em Bragança no âmbito do Mountains 2016, que termina dia 8 com uma visita a Montesinho que contará com a presença do ministro Manuel Heitor.

 

Mais de 350 investigadores, oriundos de cerca de 30 países de todo o mundo, sobretudo, da Europa, vivenciam por esta altura a realidade da capital nordestina e da região transmontana, por ocasião do Mountains 2016.

O evento, que integra a X Convenção Europeia de Montanha e a I Conferência Internacional sobre Investigação e Desenvolvimento Sustentável em Regiões de Montanha, teve início a 3 de outubro.

Presente na sessão de abertura, que decorreu no Teatro Municipal de Bragança, esteve o presidente da Câmara Municipal que felicitou a organização dos dois eventos por fomentarem a reflexão à volta das alterações climáticas e dos territórios de montanha

“Torna-se por isso vital que se desperte a atenção para um ordenamento e gestão destes territórios, visando a sua sustentabilidade, ajudando a combater o abandono das terras, assim como o despovoamento, o envelhecimento das populações, a erosão dos solos e a crescente ação destruidora dos fogos, evitando que se agudizem e densifiquem as alterações climáticas com origem nestes fatores”, sublinhou Hernâni Dias, notoriamente preocupado com esta temática das alterações climáticas que, na atualidade, domina qualquer agenda política.

Na cerimónia, estiveram, também, representantes de outras instituições, bem como a Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos.

Organizado pelo Centro de Investigação de Montanha e pelo Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em parceria com outras entidades, o Mountains 2016 é dirigido ao desenvolvimento sustentável das áreas de montanha na Europa e no Mundo com base na ciência, no conhecimento e na inovação.

Amanhã, dia 7 de outubro, terá lugar pelas 18h30 a sessão de encerramento no Auditório Dionísio Gonçalves, na Escola Superior Agrária do Politécnico de Bragança.

De salientar, ainda, que o campo de ação do Mountains 2016 e na sequência do seu encerramento, irá realizar-se no sábado, 8 de outubro, uma expedição lúdico-científica a um espaço de Montanha, em pleno Parque Natural de Montesinho.

Esta iniciativa permitirá aos novos alunos do IPB, nacionais e estrangeiros, não só a integração no Ensino Superior, mas também na região de influência da instituição de acolhimento, de forma a contatarem com a ecologia, flora, fauna e outros aspetos relevantes da região de Bragança.

De destacar que nas atividades do programa participam o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza.

Durante a expedição, será feito um "concurso de ideias", envolvendo equipas mistas de novos e atuais estudantes e investigadores, para futuros projetos de exploração e valorização científica da serra, incluindo alguns que possam vir a considerar a valorização de instalações hoje desocupadas.

A expedição inclui uma pausa para merenda e desportos de aventura, jogos tradicionais e outras atividades, para além da exploração científica conduzida por investigadores do Centro de Investigação de montanha e do IPB, tendo em vista a criação do "Montesinho Laboratório de exploração científica e inovação agro-industrial".

Esta iniciativa é organizada pelo IPB, em colaboração com as Associações de Estudantes, Associação Académica e Centro Ciência Viva de Bragança.

 

 

PROGRAMA

 

7 de Outubro, sexta-feira

 

18:30‐19:15 – Sessão de encerramento do Mountains 2016 – Auditório Dionísio Gonçalves ESA|IPB

·        João Sobrinho Teixeira, Presidente do IPB

·        Pedro Machado, Embrapa‐Coordenador Labex Europa

·        Martin F. Price, Cátedra da UNESCO em Desenvolvimento Sustentado dos espaços de Montanha

·        Paulo Ferrão, Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)

·        Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

 

 

8 de Outubro, sábado

 

09H00 | Expedição lúdico-científica à Serra de Montesinho

·         Saída em direcção à aldeia de Montesinho

·         Visita à aldeia – merenda e convívio

·         Visita simultânea às barragens e Lama Grande.

·         Percurso pedestre com cerca de 8 Km descendentes, da aldeia de Montesinho até à aldeia de França, com visita ao antigo viveiro das trutas. Durante o percurso os docentes do IPB farão diversas intervenções de carácter científico e exploratório.

13h00 | Chegada a França, almoço nas instalações da junta de freguesia de França e momentos lúdico-musicais com as Tunas do IPB;

14h30 | Jogos tradicionais transmontanos (fito, chino, corrida de sacos, corrida de arcos, pião, galhofa - luta tradicional trasmontana -, …).

17h00 | Retorno a Bragança.

 



PARTILHAR:

Homem morre em acidente de trator em Chamoinha

Maior matadouro transmontano em risco devido à falta de inspetores