O Presidente da República, Cavaco Silva, inicia, hoje, uma visita de dois dias ao Nordeste Transmontano, em que vai mostrar exemplos de desenvolvimento pela inclusão, no interior do País.

O itinerário do Chefe de Estado no Distrito de Bragança passará por instituições de solidariedade social e projectos de autarquias que apostam na inclusão para o desenvolvimento sustentável, um tema que tem marcado o mandato de Cavaco Silva.

O Presidente da República inicia esta visita com um almoço, seguido de uma reunião de trabalho, com os 12 presidentes de câmaras da Região, para saber dos projectos e objectivos dos autarcas locais na área do desenvolvimento pela inclusão.

Cavaco Silva inaugura, no final da tarde, as novas instalações da CERCI MAC, um instituição de solidariedade social de Macedo de Cavaleiros, criada há menos de um ano, para a ocupação, reabilitação e integração de pessoas com deficiência.

O projecto, promovido Câmara Municipal e a Santa Casa de Misericórdia locais, tem 16 utentes em diversas actividades e uma empresa de inserção social, a CERCIVERDE, que emprega sete pessoas com deficiência e desempregados de longa duração, na área da jardinagem.

No segundo dia da visita, sábado, o Presidente da República ficará a conhecer o trabalho desenvolvido pela Santa Casa da Misericórdia de Vinhais e pelo município local no âmbito do social.

A comitiva segue depois para Bragança, com uma visita, depois de almoço, à fábrica de componentes automóveis do grupo francês Faurécia, que exporta para construtores de automóveis, nomeadamente da vizinha Espanha.

O roteiro pelo Nordeste Transmontano termina em Vimioso, onde Cavaco Silva vai saber das iniciativas de atracção de investimento para o Concelho por parte do autarca local, José Rodrigues, que se mostra disposto a recorrer a todo os incentivos para atrair gente e investimento ao Município, com cerca de cinco mil habitantes.

Cavaco Silva visitará a zona industrial onde os empresários têm terrenos à disposição pelo preço simbólico de um cêntimo o metro quadrado, o que se tem revelado pouco atractivo.

Dos sessenta lotes disponíveis estão apenas preenchidos «seis ou sete», segundo o autarca, que se queixa, sobretudo, da falta de acessibilidades, o principal problema de toda a Região.

José Rodrigues foi dos primeiros presidentes de Câmara do País a oferecer 500 euros a cada bebé que nasce no seu Concelho e está agora disposto a ceder terrenos para lotes de habitação, também a preços simbólicos, àqueles que ocuparem os novos postos de trabalho, que espera venham a ser criados na zona industrial.

Em terra da castanha, o Presidente da República termina a visita ao Nordeste Transmontano, com um magusto no pavilhão multiusos de Vimioso.

Cavaco Silva segue, domingo, para o Distrito de Coimbra, onde inaugura o novo Hospital Dr Fernando Vale, na Santa Casa da Misericórdia de Arganil.

Depois de almoço, já na cidade de Coimbra, visitará as obras do POLIS, com a inauguração de um centro ambiental e do parque verde.

Na agenda do Presidente da República consta ainda a inauguração da ponte pedonal «Pedro e Inês».



PARTILHAR:

Linha ferroviária cortada

Recuperação de fachadas em Bragança feita com verbas da Rota