Dentro de um mês, deverá estar em pleno funcionamento a primeira unidade de turismo da Natureza do Parque Natural de Montesinho. Trata-se de um investimento na ordem dos 600 mil euros, comparticipados em 50% pelo Direcção-Geral do Turismo.

A casa-abrigo Lagosta Perdida nasceu da vontade de um casal de estrangeiros, a inglesa Sally Godward, médica de clínica geral, e o holandês Robert Van Der Vliet, empresário do ramo do turismo, que trocaram a Escócia por Bragança. Após uma visita à aldeia de Montesinho, em 2001, apaixonaram-se pelo local e compraram uma antiga casa agrícola, recuperaram-na e avançaram com um projecto inovador na região.

Apesar de todos os obstáculos de ordem burocrática, as obras de recuperação do imóvel avançaram e concretizaram-se. \\"A traça original foi mantida integralmente, assim como as paredes de granito, as janelas e portas de madeira\\", explicou Sally Godward.

A casa dispõe de seis quatros, uma pequena biblioteca, espaços de lazer e casas de banho para as crianças. Além do serviço de hotelaria normal, a casa-abrigo vai promover outras actividades, desde cursos de piano, passeios de bicicleta pelo Parque Natural de Montesinho, percursos pedestres e rotas pela natureza e património da região. O abrigo mantém a rusticidade transmontana, aliada à vanguarda tecnológic,a pois tem disponível equipamento electrónico e informático para a realização de reuniões de trabalho.

O alvo preferencial do projecto é o turista classe A-B, estrangeiro e o português ligado ao mundo dos negócios, \\"que tradicionalmente não vêm até aqui\\", afirmou a proprietária.

A promoção do empreendimento já está a ser feita junto do mercado do Norte da Europa. Os contactos com a Inglaterra e a Holanda para a promoção estão mais avançados. Em Inglaterra trabalham com uma empresa que promove férias com passeios pela natureza. \\"Temos oito semanas já marcadas\\", refere Sally Godward.

Os empresários querem aumentar a oferta e a procura dos turistas naquela zona, o que pode ser \\"vantajoso para a economia local\\", frisa. Além disso como vão acabar por contratar pessoas para trabalhar vão gerar postos de trabalho.

A inauguração está programada para o próximo dia 27 de Agosto.



PARTILHAR:

Franzilhal, (Carlão)

Emoção ao cubo