O presidente da Turismo do Porto e Norte garantiu hoje que vai criar uma delegação no Douro, apesar de não estar prevista na nova lei, e que pretende encontrar soluções para os funcionários do extinto polo duriense.

A nova lei das Entidades Regionais de Turismo, que entrou em vigor no dia 17 de maio, funde a Turismo do Douro, sediada em Vila Real, na Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP).

Este diploma não prevê a criação de uma delegação no Douro. No entanto, questionado pelos jornalistas, o presidente da TPNP, Melchior Moreira, assumiu a criação de uma delegação com sede no distrito de Vila Real.

\\"Haverá uma [delegação], como eu sempre disse independentemente da lei, delegação no Douro da TPNP, com essa marca Douro\\", afirmou.

Melchior Moreira referiu que a escolha da localização exata não será imposta, mas escolhida pelos autarcas da Comunidade Intermunicipal do Douro (CIMDouro).

Ao Douro ficará também associado, segundo o responsável, o \\"produto estratégico\\" enoturismo, gastronomia e vinhos.

\\"Achamos que ficará muito bem acoplar ao Douro a sede da região norte para o produto gastronomia e vinhos\\", salientou.

A nova lei prevê que os funcionários possam transitar para o regime de mobilidade. Dos 13 funcionários atuais da Turismo do Douro, cinco trabalham nos postos de turismo.

\\"Não quero despedir ninguém. Sempre disse isso. Neste momento não conheço qual é a realidade do polo do Douro em termos de recursos humanos, em termos de responsabilidades financeiras\\", referiu Melchior Moreira.

O responsável referiu que, logo após as eleições para a TPNP e, se for eleito, procurará inteirar-se da realidade.

\\"Nessa altura serei confrontado com essa situação, mas aquilo que quero é descansar os funcionários da Turismo do Douro que o presidente não terá qualquer ideia aqui de despedir funcionários. Tentarei encontrar soluções que viabilizem a vida pessoal das pessoas\\", frisou.

As eleições serão convocadas, segundo Melchior Moreira, depois da homologação dos novos estatutos por parte do secretário de Estado do Turismo.

Após o ato eleitoral, o presidente eleito da TPNP tem 30 dias para apresentar um plano de reestruturação do organismo.

A extinção do polo do Douro foi muito contestado localmente, com o PS a acusar o Governo de promover \\"um retrocesso histórico\\" no turismo duriense.

No entanto, Melchior Moreira disse que sempre foi \\"defensor de uma maior escala na região\\".

\\"O Douro é de facto uma marca fortíssima em termos nacionais e internacionais, mas não basta ter hoje uma marca forte, é preciso ter um verdadeiro destino turístico e eu acho que o Douro ainda não é um verdadeiro destino turístico\\", sustentou.

Com esta integração, estando o Porto e o Douro juntos, o responsável acredita que se vai, precisamente, criar \\"um verdadeiro destino turístico\\" na mais antiga região demarcada e regulamentada do mundo, que é Património Mundial da UNESCO desde 2001.



PARTILHAR:

«Grande operação»

«Os Campeonatos Regionais de Verão de Categorias»