A máscara ibérica, tradicional da zona do Nordeste Transmontano e da região de Zamora (Espanha), vai passar a circular por todo o Mundo, nos pacotes de açúcar do Grupo Delta. A ideia insere-se no projecto Máscara Ibérica, que prevê a abertura de um museu em Bragança.

Trata-se de uma colecção de pacotes de açúcar do Grupo Delta, que em termos de potencial de divulgação pode chegar aos 40 milhões de pessoas, uma vez que vão ser distribuídos por 21 países. \\"Tem um potencial fabuloso\\", reconheceu Hélder Ferreira, o autor de uma exposição de fotografia intitulada Mascara Ibérica, inaugurada ontem em Bragança.

Além das imagens das máscaras, dos rituais de Inverno associados às Festas dos Rapazes, os pacotes terão inscritos o site do projecto Mascara Ibérica, o que poderá contribuir para uma maior divulgação daquela região. \\"Ao tomar um café, um cidadão de Nova Iorque pode ter a curiosidade de ver a máscara com mais pormenor e visitar o nosso site e assim entrar em toda a região do Nordeste\\", explicou o fotógrafo.

Vai ser apresentado um conjunto de 10 saquetas diferentes, pelo menos oito terão máscaras, três da zona de Bragança e outras de Espanha, mas a colecção integrará outros aspectos da tradição. A colecção deverá ser apresentada em Bragança, em breve, provavelmente em Fevereiro, mês para o qual está prevista a abertura do Museu da Máscara.

Para já, está a trabalhar-se para definir a imagem dos pacotes de açúcar. As máscaras já integraram uma colecção de 11 selos dos CTT, um conjunto de 11. Com a iniciativa da promoção da máscara nos pacotes de açúcar, a Câmara de Bragança quer fazer uma divulgação mais alargada.

Foi ainda assinado um protocolo com a maior empresa europeia de centros comerciais para fazer a divulgação das máscaras nos seus espaços, cerca de 90.



PARTILHAR:

Ligação Valpaços ao IP4

8 Milhões para o Tua