Terminaram no domingo as eleições para o Conselho Regional de Vitivinicultores da Casa do Douro. A freguesia de Covelinhas, no concelho de Peso da Régua, foi a votos, mas estes não tiveram qualquer influência no resultado final. Mesquita Montes está fora da corrida à direcção da instituição duriense e a disputa agora será entre o actual presidente, Manuel António Santos, e Vilhena Pereira.
Recorde-se que o escrutínio não se realizou em Covelinhas por falta de membros para a mesa. Estavam em causa 74 votos, nos quais Mesquita Montes depositava esperanças, mas dos 32 votos aí registados apenas três foram a seu favor. Manuel António Santos conseguiu angariar 18 votos e Vilhena Pereira arrecadou 11.
O actual presidente da Casa do Douro continua com 45 elementos da sua lista no Conselho Regional e Vilhena Pereira com 26. Os restantes quatro elementos independentes eleitos ainda não tomaram posição quanto ao candidato à direcção que pretendem apoiar.
Terminada a eleição para os representantes dos viticultores no Conselho Regional, cabe agora definir os restantes 50 conselheiros que representarão as associações e adegas cooperativas da região. Segundo a Comissão Eleitoral, está neste momento a contabilizar-se o número de conselheiros que cada associação ou adega poderá ter, de acordo com o seu número de sócios. Após a escolha dos 125 elementos do Conselho de Vitivinicultores será nomeado o novo presidente da Casa do Douro, o que não deverá ocorrer antes de Março.



PARTILHAR:

O processo é simples

ICEP aposta nas comunidades