Na inauguração dos serviços esteve presente o gestor da UMIC, numa semana que foi dedicada à Banda Larga em todo o país.

Depois de vários concelhos que aderiram ao projecto de marcação de consultas via Internet na região de Trás-os-Montes, também Mirandela não deixou escapar a oportunidade e já aderiu ao projecto, desenvolvido pelo Trás-os-Montes Digital.
Com esta nova valência é possível fazer marcação de consultas, pedir receituário, alterar a marcação de consulta e consultas ao domicílio, entre o Gabinete de Apoio ao Cidadão (GAC) de Avidagos e o Centro de Saúde de Mirandela.

O processo é simples, basta uma pessoa deslocar-se ao Gac, fazer a sua inscrição na base de dados, onde ficará sempre registado, com um número de cliente. Depois desta primeira fase, todas as vezes que necessitar do serviço, é só levar o cartão de utente e o número de contribuinte para fazer qualquer pedido. Quem executa o processo é o intermediário (pessoa que está no GAC), que introduz os dados e envia para o Centro de Saúde. Aqui, há sempre uma pessoa devidamente formada que dá andamento ao pedido que recebe via Internet.

Na inauguração deste serviço no Centro de Saúde de Mirandela, estiveram presentes, o gestor da UMIC (Unidade de Missão, Inovação e Conhecimento), o presidente da Câmara, o Reitor da UTAD, o coordenador do projecto SCETAD, entre outras individualidades, que ouviram atentamente a explicação do técnico da UTAD, que exemplificou como funciona todo este processo. Em traços gerais, é uma forma simples, rápida de encurtar distâncias. Este serviço já está disponível em 18 centros de saúde da região de Trás-os-Montes.

Para além deste canal de marcação de consultas via Internet através dos GAC, há outro canal disponível em www.tras-os-montes.net, que pretende atingir outro tipo de público. Neste portal, qualquer cidadão que tem acesso directo à Internet, a partir de casa, e que está mais familiarizado com este meio, pode solicitar os diversos serviços disponíveis de forma cómoda e rápida, sem ter que se deslocar para o efeito.



PARTILHAR:

Competição aduas provas

Manuel António dos Santos saiu vitorioso