Quem circula no IP4, entre Macedo de Cavaleiros e Bragança, avista ao longe, ao chegar ao cruzamento de Podence, um manto de água verde-azulado, que nos dias de estio refresca a imaginação.

Os que arriscam percorrer cerca de dois quilómetros por uma estrada municipal que liga o itinerário principal a Santa Combinha, são muitas vezes surpreendidos por uma vasta extensão de água, a albufeira do Azibo, instalada no Parque Natureza, ladeada de densos arbustos onde se aninha a praia da Fraga da Pegada. Trata-se da única praia fluvial do país que foi contemplada pelo terceiro ano consecutivo com a bandeira azul, e a segunda que este ano teve direito ao galardão que atesta a qualidade das áreas balneares.

Dado o sucesso da zona a Câmara de Macedo de Cavaleiros vai inaugurar um novo areal já neste Verão, a praia da Ribeira, na outra margem da albufeira. A sua exploração vai ficar a cargo do Agrupamento de Escuteiros de Macedo de Cavaleiros, que vai desenvolver um programa de educação ambiental. \"O objectivo é fazer da nova praia um espaço de qualidade que venha a obter também a bandeira azul\", diz Manuel Cardoso, o responsável pelo Parque Natureza do Azibo.

O Azibo é actualmente procurado por muitos visitantes da região e de fora por se tratar de um local aprazível para descansar, muito longe das enchentes das zonas balneares marítimas do litoral, e bom para um mergulho em condições de segurança. Também a primeira praia foi mandada construir pela Câmara, que viu que a área protegida tinha mais um filão a explorar. Ali cumprem-se rigores de gestão ambiental e de equipamentos. A zona tem plano de ordenamento, instalações balneares com rampas para deficientes, instalações sanitárias, bons e seguros acessos, parque de estacionamento, nadadores salvadores, serviço de primeiros socorros e limpeza diária. Qualidades que dão confiança aos utilizadores da albufeira, cada vez em maior número e percorrendo centenas de quilómetros para a frequentar.

Mas o Azibo não se esgota na praia, a albufeira é procurada por pescadores. A zona dispõe de uma biblioteca e o próprio Parque Natureza é um espaço de lazer privilegiado, onde se pode ter uma maior contacto com a fauna e a flora, toda sinalizada em painéis explicativos ao longo de percursos pedestres.

Com a nova praia, aumentará também a capacidade para receber visitantes, evitando a sobrecarga de pessoas no mesmo espaço, visto que a zona é cada vez mais procurada. O objectivo da autarquia não é atrair um turismo massificado, mas oferecer sobretudo \"qualidade\".

Este ano o equipamento da praia foi todo revisto e foi criado um novo espaço de apoio onde é proporcionado acesso à Internet, que vai abrir já este Verão. Está em implementação, até ao final do Verão, uma Ecoteca, no núcleo central, em Salcelas, onde vai estar presente uma exposição de \"azibichos\", réplicas de toda a fauna local. A sala museu, instalada naquele núcleo, onde é possível observar vestígios do património arqueológico do concelho, renovou a sua colecção de material exposto.

Estes melhoramentos no Azibo, a par do investimento que a Câmara tem feito na investigação histórica e arqueológica do concelho, têm contribuído para um novo tipo de turismo na região, mais \"científico\", de estudantes e professores, \"que antigamente não existia, e que associado ao turismo de Verão contribuirá para mudar o panorama da oferta turística. Pode ser uma boa alternativa para actividade económica durante todo o ano\", diz o responsável do Parque Natureza.



PARTILHAR:

E não teve problemas em assumir que recorreu às reguadas

Acidente matou seis portugueses e deixou gravemente feridos outros três.