A prioridade vai ser dada à conservação dos solos e das linhas de água. A recuperação do potencial produtivo fica para mais tarde. O incêndio destruiu quase 15 mil hectares de terreno, ente espaços florestais e agrícolas.

A 18 candidaturas aos cerca de 2,6 milhões de euros do Programa de Desenvolvimento Rural (Proder) para intervenções de emergência, na sequência do grande incêndio de Julho, no distrito de Bragança, vão ser analisadas "ao longo de todo o mês de Janeiro".

O montante é destinado a "acções vocacionadas, entre outros, para os impactos erosivos sobre os solos", refere à Renascença o director regional de Agricultura e Pescas do Norte, Manuel Cardoso.

As candidaturas foram apresentadas por seis juntas de freguesias dos concelhos de Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro e Torre de Moncorvo, pelo município de Alfândega da Fé, e por alguns particulares.

Nesta fase, a verba disponibilizada deve ser aplicada à desobstrução e correcção das linhas de água, protecção e diminuição dos impactos erosivos sobre os solos, tratamento e protecção das encostas e taludes.

O incêndio destruiu dezenas de hectares de culturas, como olivais e amendoais, mas ainda não existe uma linha de apoio efectiva para repor as culturas perdidas.

"De momento, não estamos a fazer a recuperação do potencial produtivo relacionado com culturas. Estamos apenas a fazer a estabilização de emergência. A questão das culturas vai ser vista em projectos futuros", assegura Manuel Cardoso.

O incêndio de Julho consumiu uma área estimada em 14.912 hectares de terreno, dos quais 11.980 em espaços florestais e agrícolas. As localidades afectadas pertencem aos concelhos de Alfândega da Fé, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta e Torre de Moncorvo. Mogadouro "foi o mais afectado pelas chamas", que consumiram 6.850 hectares de florestas e diversas culturas agrícolas.

O fogo começou na noite de 9 de Julho, em Picões, no concelho de Alfândega da Fé, e alastrou-se aos concelhos de Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta e Torre de Moncorvo. Foi o maior incêndio registado em 2013 em território nacional



PARTILHAR:

Pessoa incapaz de resistência

Concessão em baixa