Cerca de 3.500 pequenas e médias empresas de Bragança, Chaves e Viseu uniram-se através da Rede Gestus, num projecto que pretende revitalizar o comércio local e lutar contra as grandes superfícies.

Eduarda Telles, gestora do projecto, disse à agência Lusa que a Rede Gestus é lançada hoje e representa uma \"união estratégica\" entre as associações comerciais de Bragança, Chaves (Alto Tâmega) e Viseu para tornar o comércio tradicional mais competitivo face aos actuais desafios do mercado.

A responsável classificou o projecto como \"pioneiro\" em Portugal e explicou que vai funcionar como uma cooperativa, de acordo com uma marca comum, a Rede Gestus, para que os empresários ganhem \"mais força e capacidade de mercado\".

Será também criada a primeira rede de centros comerciais ao ar livre - a Zona Quatro, que significa as três localidades mais o consumidor, o Portal Gestus, que concentrará informação sobre as empresas e facilitará a comunicação com os clientes e o cartão de fidelização e o do turista.

O objectivo maior da Rede Gestus, segundo Eduarda Telles, é a internacionalização, aproveitando, para o efeito, a posição geográfica estratégica dos três distritos, próxima da fronteira com Espanha.

\"Queremos trazer movimento para as empresas e para estas regiões e lutar contra a concorrência das grandes superfícies\", sublinhou.

Referiu ainda que serão organizados eventos e acções promocionais em simultâneo nas três cidades.

A organização vai promover três grandes acções para o lançamento da iniciativa, a primeira das quais decorre hoje em Bragança, seguindo-se Chaves (dia 18), e Viseu (19).



PARTILHAR:

Final do Jamor aproxima-se

Promover o património e a gastronomia