«O entendimento do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) é fundamental para assegurar o futuro do ensino superior em Bragança e na região».

A afirmação foi feita, ontem à noite, pelo deputado socialista Mota Andrade, durante um debate dedicado à aplicação dos fundos comunitários do Quadro de Referência Estratégica Nacional (2007-2013).

Durante o debate, promovido pela Assembleia Municipal de Bragança a pedido da CDU, os deputados dos partidos com assento parlamentar discutiram os critérios que vão ser utilizados para a distribuição dos cerca de 22,5 milhões de euros destinados a Portugal.
Segundo Mota Andrade, o Nordeste Transmontano tem que apostar em projectos competitivos e inovadores de carácter supra municipal.

A aposta no desenvolvimento e promoção da agricultura e do turismo e na qualificação do ensino são os grandes desafios lançados pelo deputado socialista, numa altura em que o Governo pretende apoiar projectos de grande dimensão, com vista ao crescimento e desenvolvimento das regiões.

Já os deputados do PSD, PCP e BE traçam um cenário menos optimista quanto à distribuição dos fundos, uma vez que acreditam na absorção das verbas pelas regiões do País mais desenvolvidas, realçando a construção da OTA e do TGV como projectos que vão beneficiar da maior parte dos fundos comunitários.



PARTILHAR:

Sobrinho Teixeira diz que não faz qualquer sentido.

Unidos pelo Baixo Sabor