O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) integra uma parceria que vai estudar e caracterizar, nos próximos três anos, os azeites do Douro, com vista à valorização destes produtos reconhecidos internacionalmente, divulgou a instituição.

Os protocolos de colaboração envolvem um financiamento de 100 mil euros e foram celebrados hoje entre o Centro de Investigação de Montanha (CIMO) do IPB, o Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Douro (CEPAD) e a Associação de Produtores em Proteção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro (APPITAD).

Esta parceria destina-se a “estudar e caracterizar os azeites produzidos na região do Douro com vista à sua valorização pelos agentes locais e estabelecimentos das bases para a criação de um regime de qualidade” dos azeites com Denominação de Origem Protegida (DOP) e Indicação Geográfica Protegida (IGP).

As entidades envolvidas pretendem também dar “continuidade e periodicidade” ao concurso de azeites de Trás-os-Montes e Alto Douro”, uma prova que começou o ano passado.



PARTILHAR:

UTAD surge top 10 a nível nacional no ranking mundial das Universidades

Mogadouro cria Fundo de Emergência de 200 mil euros para microempresas