O município de Mogadouro criou um Fundo de Emergência Municipal dotado de 200 mil euros destinados ao apoio, em tempos de pandemia, às cerca de 600 microempresas instaladas no concelho, indicou hoje o presidente da câmara.

"Houve muitas microempresas de Mogadouro que viram a sua atividade económica afetada durante os Estado de Emergência e calamidade decretados pelo Governo e resolvemos criar um fundo de apoio de prestação única que pode ir até aos 750 euros, mediante o volume de negócios e o número de empregados de cada uma dos possíveis beneficiários", disse à Lusa Francisco Guimarães.

Segundo o autarca, trata-se de "um complemento" às medidas decretadas pelo Governo e aos benefícios fiscais já existentes, num momento particularmente penoso para as empresas devido às dificuldades económicas que atravessam.

Os empresários que se encontrem em condições de solicitar o apoio ao Fundo Municipal de Emergência poderão fazê-lo até ao dia 30 de junho de 2020.

"Uma das regras é que as empresas fiquem de portas abertas e mantenham os respetivos postos de trabalho" observou Francisco Guimarães.

Estes 200 mil atribuídos ao fundo estão dentro da disponibilidade financeira do município, "visto que no concelho há conjunto significativos de obras adjudicadas e cabimentadas que rondam os oito milhões de euros".

Este fundo é o resultado dos montantes destinados a atividades previstas para o concelho e que foram canceladas como era o caso do Festival Terras Transmontana, Festival Aéreo 'Red Burros fly In' e o Encontro de Anciãos.

O município de Mogadouro já havia dado início à distribuição vales de desconto no comércio local destinados à aquisição de produtos de primeira necessidade, direcionados às pessoas e famílias mais carenciadas do concelho.

"Os vales de desconto serão destinados às famílias cujo rendimento seja inferior a 200 euros, com valores destinados a cada elemento do agregado e que se situam entre os 30 e os 50 euros mensais, tendo início no primeiro dia de junho e prolongando-se até 30 de setembro ", explicou Francisco Guimarães.

Segundo o autarca, a atribuição de vales de compras visa apoiar igualmente o comércio local, utilizando este mecanismo para a aquisição de bens de primeira necessidade durante o período de pandemia provocada pelo covid-19.

Foto: DR



PARTILHAR:

Instituto Politécnico integra equipa que vai estudar azeites do Douro

Município lançou campanha turística 'online' para promover o concelho