Os postos de turismo de Vila Real, Régua e Lamego vão abrir as portas aos fins-de-semana a partir de Abril, uma medida a implementar pela Turismo do Douro para colmatar uma lacuna no apoio aos visitantes da região duriense.

O horário de funcionamento dos postos de turismo do Douro, na maior parte dos casos das 09:00 às 17:30 com intervalo para almoço durante a semana e fechado ao fim-de-semana, é apontado como uma das grandes lacunas do território duriense.

Isto porque é ao fim-de-semana que um grande número de visitantes se desloca ao Douro classificado como Património da Humanidade desde 2001 e, se precisa de pedir informações sobre o território, encontra estas estruturas locais de porta fechada.

O presidente da entidade regional Turismo do Douro, António Martinho, anunciou que, a partir de Abril, os postos de Vila Real, Peso da Régua e Lamego vão abrir portas com um horário contínuo e até mais tarde durante a semana e também aos fins-de-semana.

Para o efeito, a estrutura irá proceder a uma reafectação de alguns dos seus 20 funcionários.

No entanto, segundo o responsável, o objectivo é alargar esta medida aos 24 postos de turismo dos municípios abrangidos pelo Plano de Desenvolvimento Turístico do Vale do Douro (PDTVD).

Nesse sentido, e com o apoio daquelas autarquias durienses, a Turismo do Douro vai apresentar uma candidatura à tipologia Infra-estrutual do Programa Operacional Regional do Norte (ON.2 - O Novo Norte), cujo prazo de entrega de projectos termina a 15 de Abril.

No âmbito do projecto, os 24 postos de turismo serão alvo de uma intervenção física, com vista à criação de imagem idêntica entre todos, e será montada uma intranet, ou seja, uma rede privada de computadores que permitirá a convergência de dados e conteúdos nas plataformas de informação de todos os postos.

De acordo com António Martinho, os funcionários dos postos vão também participar em acções de formação para aprenderem a receber e a informar melhor o turista do Douro.

A Turismo do Douro compreende o território abrangido pelos municípios de Alijó, Armamar, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Lamego, Mesão Frio, Moimenta da Beira, Murça, Penedono, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço, Tarouca, Torre de Moncorvo, Vila Real e Vila Nova de Foz CÎa.



PARTILHAR:

Formação de públicos especializados

Demite-se da presidência da concelhia