Mirandela, cidade talismã do ténis-de-mesa feminino português, recebeu, no passado fim-de-semana, a fase final da II Liga Europeia Feminina, mas nem a força do público que torcia pela selecção das quinas foi suficiente para evitar que as jogadoras lusas saíssem derrotadas do confronto inaugural, diante da Bélgica, e acabassem por falhar a subida à I Liga Europeia.

Esta fase final acabou por não se disputar nos moldes inicialmente previstos, já que a selecção da Moldávia, vencedora do Grupo B na primeira fase, falhou a sua presença em Mirandela, dado não ter conseguido a tempo os vistos de entrada no nosso país.

Com a ausência da Moldávia, os dirigentes das três selecções viram-se na contingência de alterar o programa e a subida de divisão seria apenas disputada entre as selecções de Portugal, da Bélgica e Turquia.

No jogo inaugural, Portugal não conseguiu contrariar o favoritismo da Bélgica e acabou por perder por 3-1. No primeiro set, a mirandelense Paula Susana foi incapaz de resistir ao poderio de Cecile Ozer, com quem acabou por perder por 3-1. Logo de seguida, Vânia Carvalho, assinando uma exibição sem grandes erros e pautada por uma boa regularidade, equilibrou as contas do encontro, batendo a belga Martine Hubert, a atleta mais cotada das que se apresentaram em Mirandela, por 3-1. Na terceira partida, a Bélgica colocou-se outra vez à frente do marcador. Ana Silva, jogadora do Estreito (da Madeira) acusou a pressão de se estrear na Selecção Nacional e perdeu com Karen Opdencamp. Finalmente, Vânia Carvalho não conseguiu repetir a sua prestação no primeiro desafio e caiu diante de Cecile Ozer.

Fruto deste resultado e da vitória por 3-0 somada pela Bélgica diante da equipa turca, o conjunto português viu afastadas as suas hipóteses de subida de escalão.

A Selecção Nacional viria a encerrar a sua participação na fase final da II Divisão da Liga Europeia defrontando o conjunto da Turquia, a quem venceu por 3-1.

No set de abertura do jogo contra as turcas, Paula Susana bateu Nevin Mutlu por 3-1, depois de um bom espectáculo de ténis de mesa. Foi uma boa vitória da jogadora portuguesa, diante de uma adversária melhor cotada no ranking mundial. Na segunda partida, Vânia Carvalho defrontou Bilgen Ozturk e demonstrou a razão pela qual é considerada como a melhor mesatenista portuguesa, realizando uma exibição de excelente nível e garantindo a vitória no jogo.

O terceiro set foi disputado pela madeirense Elsa Henriques (do Estreito) e pela turca Muge Atakan. A portuguesa não teve argumentos para contrariar a superioridade da sua adversária e acabou por perder o set por 3-1. A derradeira partida teve novamente Vânia Carvalho como protagonista, com a transmontana a selar a vitória portuguesa depois de bater Nevin Mutlu por 3-0.

Falhada a subida de divisão, a selecção portuguesa irá disputar o escalão secundário do próximo campeonato da Europa, que terá lugar em Itália entre os dias 29 de Março e 6 de Abril.



PARTILHAR:

Curso de pintura e aguarela

Divulgar a cultura portuguesa