A História a Brincar é uma iniciativa da RDP Internacional destinada ao auditório mais jovem. O seu objectivo, para além de divulgar a cultura portuguesa, é prender a atenção dos luso-descendentes, despertando-lhes interesse pela realidade portuguesa, sem perder de vista que é essencial a sua completa integração no seu país.

É também um modo de lhes acordar o espírito crítico relativamente ao nosso tempo, ao nosso mundo, de uma forma lúdica e despretenciosa, já que a História se faz todos os dias.

Ao longo da sua existência, a História a Brincar já focou temas como as primeiras viagens da expansão e a descoberta do Caminho Marítimo para a Índia, A Embaixada de D. Manuel ao Papa Leão X e A Carta de Pêro Vaz de Caminha sobre o Descobrimento do Brasil. Transpondo para temas da atualidade, Os 25 anos do 25 de Abril e Timor Lorosae foram temas propostos também. A 6 ª Edição foi sobre Luís Vaz de Camões.

Na divulgação do concurso a RDP Int tem contato com a Direção Geral das Comunidades e dos Assuntos Consulares, através das Embaixadas e dos Consulados nas Comunidades, Rádios das Comunidades e Clubes DX.

No que respeita à atribuição de prémios tem sido preciosa a disponibilidade das editoras livreiras e musicais.

Foi relevante a contribuição do Instituto de Camões tanto na oferta de prémios como na participação em programas de esclarecimento do tema.

O júri é com agradável surpresa que tem constatado o crescente número de participantes, a qualidade, a criativiadade e o empenho que os seus autores têm aplicado nos trabalhos.

A RDP Internacional salienta o interesse e acompanhamento de pais, familiares e professores. Só assim os jovens podem diversificar os seus pontos de interesse.

Os melhores dez trabalhos são contemplados com uma conta Jovem, oferta do Banco de Comércio Português, e um conjunto de prémios constituído por livros, cds, vídeos e outras lembranças.

Como é lema deste Concurso, todos os concorrentes recebem um prémio de participação.

Na 6 ª. edição de \" A História a Brincar\" foram recebidos 302 trabalhos de Alemanha, Angola, Argentina, Brasil, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Moçambique, Portugal, Suécia e Suiça.

LISTA DOS JOVENS PREMIADOS

- Neuza Rafaela Garcia Dias - Luanda - Angola
- Myriam Eunice Gaspar- Luanda- Angola
-Solon Quintão Jr. - Uberaba- Brasil
-Maria Izabel Bernardo Paulo- Mossoró- Brasil
-Luís Garcia Alfonso- Ourense-Espanha
-Luís Miguel Pico Canal- Astúrias-Espanha
-Sonia Dieguez Blanco-Ourense - Espanha
- Emanuel Fonseca - Les Mureaux- França
-Rodolfo Bello- MAputo - Moçambique



PARTILHAR:

II Divisão da Liga Europeia Feminina

Ensinar atitudes