O presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias (PSD), é o cabeça de lista da Aliança Democrática (AD) pelo distrito às legislativas, e suspende funções na Câmara de Bragança segunda-feira dia da entrega oficial das candidaturas.

O atual vice-presidente é Paulo Xavier e vai assumir funções de presidente a apartir de segunda-feira. Fernanda Silva e Miguel Abrunhosa Martins são vereadores com pelouro.

Segundo o Estatuto dos Deputados, são incompatíveis com o exercício do mandato de deputado à Assembleia da República os cargo de presidente e vice-presidente de câmara municipal, pelo que Hernâni Dias terá que ser substituído.

Hernâni Dias tem 56 anos, é natural de Fermentãos, Bragança. Licenciado em Português/Francês, foi professor em várias escolas do distrito - Torre de Moncorvo, Vinhais, Miranda do Douro, Vila Flor, Sendim, Vinhais e Mirandela.

Foi eleito presidente da Câmara de Bragança, por maiorias absolutas, pelas listas do PSD, nas eleições autárquicas realizadas em 29 de setembro de 2013, 30 de setembro de 2017 e 26 de setembro de 2021.

Em segundo lugar na lista da AD por Bragança está o também autarca Nuno Gonçalves (PSD), presidente da Câmara de Torre de Moncorvo, que também terá de suspender funções.

Nas últimas Legislativas, em 2022, o PSD elegeu um deputado pelo distrito de Bragança, Adão Silva, contra dois do PS, Berta Nunes e Sobrinho Teixeira. Nas legislativas de 2019, o PSD elegeu dois deputados enquanto o PS elegeu um.

Portugal vai ter eleições legislativas antecipadas em 10 de março de 2024, marcadas pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na sequência da demissão do primeiro-ministro, António Costa, em 07 de novembro, alvo de uma investigação do Ministério Público no Supremo Tribunal de Justiça.

A campanha eleitoral para as legislativas vai decorrer entre 25 de fevereiro e 08 de março.




PARTILHAR:

Governo autoriza 7ME para eletrificação Régua-Pocinho da Linha do Douro

Aluno de 11 anos sodomizado por oito colegas em escola de Vimioso, Bragança