O número elevado de acidentes com tratores agrícolas no distrito de Bragança, que já ceifaram cinco vidas este ano, levou a GNR a avançar com ações de sensibilização nas aldeias, com início marcado para sábado.

Desde o início deste ano, o Comando Territorial de Bragança, registou 18 acidentes com tratores agrícolas, dos quais resultaram cinco mortos e cinco feridos graves, segundo informação disponibilizada à Lusa por aquela força de segurança.

De acordo com a fonte, os militares da Guarda têm agendadas oito ações em cinco concelhos da região, entre sábado e sexta-feira, nomeadamente em Alfândega da Fé, Vimioso, Mogadouro, Carrazeda de Ansiães e Freixo de Espada à Cinta.

A fonte adiantou que as sessões irão sendo marcadas conforme a disponibilidade manifestada localmente e acrescentou que a GNR conta com a colaboração dos párocos e dos presidentes das juntas para mobilizar a população para a prevenção.

O intuito desta iniciativa é "de alertar para os perigos do uso incorreto de máquinas agrícolas" e "sensibilizar os utilizadores de tratores agrícolas para a importância do cumprimento das regras de segurança".

Nestas sessões será chamada a atenção para as estruturas de proteção, como o chamado "Arco de Santo António", que pode evitar a morte ou reduzir a gravidade dos ferimentos em caso de capotamento.

Será também lembrado que "é perigoso e proibido" transportar passageiros "à pendura" e serão sublinhados outros alertas como não sobrecarregar o veículo, zelar pela manutenção ou utilização dos acessórios de iluminação e sinalização, de acordo com a lei.

A GNR pretende chamar também a atenção dos utilizadores dos tratores para a necessidade e importância da frequência de ações de formação teóricas e práticas, além do conselho habitual a todos os condutores: não conduzir sob o efeito do álcool, fadiga ou excesso de velocidade.

A primeira sessão terá lugar, no sábado, em Sambade, no concelho de Alfândega da Fé.

No domingo, estão previstas três sessões em Carrazeda de Ansiães, uma na sede de concelho, as outras duas em Mogo de Malta e Selores, e uma quarta em Vilarinho dos Galegos, já no concelho de Mogadouro.

Mogadouro volta a receber a GNR, na noite de terça-feira, em Meirinhos, e na quarta-feira, está marcada mais uma sessão para a aldeia de ligares, em Freixo de Espada à Cinta.

A população de Carção, no concelho de Vimioso, é a destinaria dos alertas, na noite de sexta-feira.
Lusa, Foto: Gnr



PARTILHAR:

Dois detidos em operação de combate ao tráfico de droga

Serviço de urgências de Mirandela renovado com 80 mil euros