Os utentes do Hospital de Mirandela, no distrito de Bragança, dispõem de melhores condições de atendimento no serviço de urgência renovado com um investimento de 80 mil euros, divulgou hoje a Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste.

Segundo a responsável pelo serviço, aquela que é a segunda maior urgência do distrito de Bragança está a funcionar desde quinta-feira "num espaço completamente renovado, que oferece mais conforto e melhores condições de atendimento aos utentes que ali se deslocam para receber assistência".

Este serviço foi alvo de trabalhos de beneficiação, orçados em cerca de 80 mil euros, que "incidiram na reorganização do espaço e no incremento da capacidade técnica instalada, tendo em vista a melhoria das condições assistenciais, a segurança e o bem-estar dos utentes", explica a administração, em comunicado.

A melhoria das instalações é acompanhada também do reforço de equipamento com a instalação de um aparelho de TAC (Tomografia Computorizada) neste serviço, "para que todos os utentes que necessitem deste exame radiológico possam fazê-lo mais rapidamente e com uma maior comodidade".

Até aqui, os doentes que necessitavam de fazer este exame tinham de deslocar-se da unidade do Serviço Nacional de Saúde ao hospital privado da Terra Quente, ao qual estava contratualizado o serviço.

Segundo a ULS do Nordeste, a TAC agora instalada na urgência " irá também dar apoio a todo o Internamento do Hospital de Mirandela, sendo por isso considerado um investimento fundamental na melhoria dos cuidados prestados nesta unidade".

A ULS informa ainda que "todos os espaços de atendimento aos utentes foram completamente renovados, desde a sala de emergência, sala de observações, sala de pequena cirurgia, gabinetes médicos e de enfermagem, às salas de espera para adultos e crianças".

A par das melhorias nas instalações, também foram implementados novos circuitos pedonais e viários, tendo sido criado um circuito exclusivo para o Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica. A circulação dentro do parque da Unidade Hospitalar de Mirandela foi igualmente foi alterada, no sentido de facilitar a mobilidade aos transportes de emergência, aos utentes e aos colaboradores da ULS do Nordeste.

"Este investimento insere-se na política levada a cabo por este Conselho de Administração, tendo em vista a melhoria das condições de assistência prestadas aos seus utentes e a humanização dos cuidados de saúde na ULS do Nordeste", lê-se na informação prestada.

A Câmara de Mirandela, liderada pelo social-democrata António Branco, também deu conta, na página oficial da Internet, do que considera "uma significativa intervenção".

Autarquia lembra que foi resultado de "um longo processo negocial" que acabou por identificar a reabilitação deste serviço de urgência como prioritária no âmbito do Mapeamento dos Investimentos em Infraestruturas de Saúde realizado, em outubro de 2015, pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Administração Regional de Saúde do Norte e as comunidades intermunicipais do Norte.
Lusa



PARTILHAR:

GNR de Bragança vai às aldeias tentar prevenir acidentes de tratores

Governo autoriza reforço de 37 médicos para Centro Hospitalar de Vila Real