O festival aéreo Careto Airshow, que decorre de 23 a 25 de junho, em Bragança, vai oferecer 200 voos solidários com lugares destinados a proporcionar momentos de distração a cuidadores informais da região, divulgou hoje a organização.

O evento é promovido pelo Aeroclube de Bragança, uma organização de amadores da aviação, que se tem destacado pela vertente solidária, com as receitas de diversos atividades destinadas a instituições de solidariedade.

O clube organiza o festival anual Careto Airshow com a oferta de voos solidários que, este ano, se destinam aos cuidadores informais, com o propósito de proporcionar um momento de lazer a pessoas que “são muitas vezes esquecidas, que não têm tempo” para se distrair, como indicou o presidente, Nuno Fernandes.

A escolha dos contemplados será feita em parceria com a União das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) de Bragança e com a delegação da Cruz Vermelha, como explicou.

O número de voos solidários previsto é de 200, o dobro em relação às edições anteriores do festival, graças a uma parceria com a Força Aérea Portuguesa, que se junta ao Careto Airshow e uma semana depois festeja, em Bragança, o seu aniversário.

Uma patrulha de F16 vai abrir o festival do Aeroclube de Bragança, que completa 60 anos, com um leque mais variado de iniciativas e mais atividade aeronáutica, além do espaço dedicado à discussão e reflexão entre aeroclubes sobre o setor.

O Careto Airshow ganhou nesta edição um padrinho com o profissional da animação João Paulo Rodrigues, um adepto dos aviões, a juntar-se à iniciativa, nomeadamente com um espetáculo que faz parte do programa do evento.

Entre as atividades previstas para os três dias, estão os paraquedistas caretos que, tal como o nome do festival, fazem alusão aos tradicionais mascarados das festas de inverno, demonstração de um jato da II Guerra Mundial, acrobacias, e os batismos de voo com o apoio de um avião da força aérea.

Em terra, haverá simuladores de voo e exposição de aeronaves e de produtos locais, como as máscaras, além de tasquinhas e uma festa dos anos 80.

O centro do festival é o aeródromo municipal de Bragança , a partir de onde estão previstas “15 exibições aéreas, com destaque para a demonstração de um jato espanhol da II Guerra Civil e a performance acrobática em formação do espanhol Ramon Alonso, com títulos de campeão do mundo e campeão da Europa, e Jorge Macias, participante nas maiores competições acrobáticas internacionais”.

No festival serão também realizados batismos de voo para o público em geral com a receita a reverter na integra para a delegação de Bragança da Cruz Vermelha Portuguesa que está a desenvolver um projeto de sinalização e apoio à população mais idosa do distrito de Bragança.

O Careto AirShow recebe ainda, este ano, a Associação Portuguesa de Hipertensão Pulmonar que, com o lema “perder o fôlego”, vai desenvolver durante o evento ações de informação sobre esta doença.




PARTILHAR:

Mogadouro investe 2,5ME de euros na reabilitação do bairro S. José

Hotel inacabado transformado em habitação com renda acessível em Mondim de Basto