Os produtores de leite e os criadores de bovinos de raça mirandesa do distrito de Bragança pediram ontem ajuda ao Governo para minorar as consequências da falta e chuva na região.
As pastagens estão secas e as reservas de forragens para alimentar o gado durante este ano começam a ficar comprometidas.

A Associação de Criadores de Bovinos de Raça Mirandesa (ACBRM) reclama do Ministério da Agricultura o mesmo tratamento que está a dado aos agricultores do Alentejo e da Beira Interior, também afectados pela seca.
Recorde-se que a falta de chuva está a prejudicar as pastagens da região, prejudicando a produção de leite e a criação de gado, as duas principais riquezas agrícolas do Planalto Mirandês.

Segundo o secretário técnico da ACBRM, Fernando Sousa, a situação actual já é preocupante e tende agravar-se se não chover durante o mês de Fevereiro.

Situação grave no Planalto Mirandês

Na óptica do responsável, o quadro actual \"já é particularmente grave\", em especial no Planalto Mirandês, onde já não existem reservas de água nos lameiros.
Fernando Sousa pede ao Governo que acompanhe a situação e tome medidas capazes de compensar os agricultores pela falta de água.

Segundo o dirigente, a secura que tomou conta das pastagens já levou os criadores a gastarem o dobro das forragens conservadas em relação ao ano passado.

A produção de leite e de gado são os motores da economia do Planalto Mirandês, região onde se encontram alguns dos concelhos que fazem parte do solar da raça mirandesa, cuja carne é certificada com Denominação.



PARTILHAR:

«Política mais clara»

Obras de ampliação em breve