O Instituto de Estradas de Portugal, começou à sensivelmente um mês um estudo para averiguar o possível trajecto da futura A4, que fará a ligação entre Amarante e Vila Real. Segundo o mesmo, tudo indica que a via a ser construída se desloque do IP4, sendo criado um corredor que tem o seu começo no Cavalinho (Amarante), passando ao lado de povoações como Carneiro, ainda em Amarante, Teixeira (Baião) e continue a norte de Mesão Frio, indo posteriormente na direcção de Arrabães (Vila Real), ao encontro do nó do IP3.

Jorge Machado, responsável pela Direcção de Estradas de Vila Real, adianta que o estudo prévio estará completo até finais do último trimestre do ano corrente, e que se privilegiará soluções que contornem o Marão a Sul.

Segundo o mesmo a alternativa apresentada é melhor, que optar-se por aproveitar o traçado do actual IP4. Esta alternativa contorna problemas como as condições atmosféricas no Inverno, tal como o gelo, neve e nevoeiro.

Esta solução pode também resolver o problema do IC26 entre Amarante e o Peso da Régua, cuja previsão para apresentação do estudo prévio aponta para daqui a dois meses.

A reivindicação da construção de uma auto-estrada não é nova, a população de Trás-os-montes e Alto douro clama pela auto-estrada, uma vez que o IP4 regista elevados índices de sinistralidade.

Apesar dos números sempre elevados, este é o ano que menos mortes tem este itinerário (facto que não é alheio as recentes obras no piso e na sinalização horizontal).



PARTILHAR:

II Open Internacional de Parapente do Douro Superior

Professor da UTAD distinguido