Casa do Pai Natal, comboio, mini roda infantil, concertos, presépio em miniatura, árvore de natal e pista de gelo, tudo isso e muito mais em pleno centro histórico de 1 de dezembro a 1 de janeiro.

 

“Vindo diretamente da Lapónia, no seu trenó… O Pai Natal chega a Bragança, Terra Natal e de Sonhos” pelas 16h30 do dia 1 de dezembro, mais precisamente à Praça Cavaleiro Ferreira. “E não vem sozinho… Esquimós, Anjos e Sinos em andas, Duendes, Ice Girls, Boneco de Neve e muito mais…”, promete a Câmara Municipal de Bragança.

Já na sua terceira edição, esta é a consolidação de uma iniciativa que, só em dois anos, conduziu à Praça Camões 110 mil pessoas, 30 mil das quais decidiram experimentar a pista de gelo natural coberta que, com 300 metros quadrados, este ano regressa à capital do nordeste para delícia não só dos mais novos, mas, também, de toda a comunidade e, inclusive, de “nuestros hermanos”. “Temos tido muitos visitantes estrangeiros, nomeadamente, espanhóis. Sabemos que do lado de lá da fronteira não existe um evento desta natureza, pelo menos, não com esta dimensão”, começou por revelar o edil brigantino no final da conferência de imprensa de apresentação do programa da “Terra Natal e de Sonhos”, que aconteceu no Salão Nobre do Município esta segunda-feira, dia 7 de novembro, ao meio-dia.

Com um investimento idêntico ao do ano transato, na ordem dos 150 mil euros, haverá atividades para todos os gostos, entre as quais um comboio e uma mini roda infantil, música ao vivo, um presépio em miniatura e outro ao vivo, a Casa do Pai Natal, uma árvore com cerca de 15 metros de altura, o mercadinho com chocolate quente e outras iguarias. “Decidimos continuar a apostar neste evento, que já é uma referência nesta época festiva em Bragança com tudo aquilo que tem a ver com a animação alusiva ao natal e, efetivamente, estamos convencidos que é algo que vale a pena”, assegurou Hernâni Dias, decidido cada vez mais em potenciar uma dinâmica muito própria de desenvolvimento da cidade, em geral, e do centro, em particular.

De destacar que todas as atividades serão “absolutamente” gratuitas, à exceção da pista de gelo em que, à semelhança das edições anteriores, se pagará um valor simbólico a favor de uma causa solidária. Por um euro apenas, a pista poderá ser utilizada durante vinte minutos, sendo que as receitas de bilheteira reverterão, integralmente, para as Associações de Bombeiros Voluntários de Bragança e de Izeda. Só o ano passado, o valor entregue aos bombeiros ultrapassou os dez mil euros. “Há, depois, mais algumas iniciativas que marcam esta época e que se revestem de um caráter solidário, nomeadamente, a recolha de brinquedos para entregar a instituições de solidariedade”, adiantou o autarca, sublinhando que é essencial e faz parte desta época natalícia, “contribuir para que outros possam, também, ter momentos mais felizes”.

Depois do sucesso alcançado nos dois últimos anos com “Terra Natal e de Sonhos”, o município procura reforçar, assim, uma iniciativa que é já uma referência regional com o intuito de dinamizar a economia local, promover o turismo e animar a cidade. “Todos aqueles que apreciam esta temática, acabam por visitar Bragança e isso deixa-nos particularmente satisfeitos e queremos continuar a investir neste evento que, para nós, é extremamente importante”, concluiu Hernâni Dias, rodeado na conferência de imprensa por alguns dos parceiros da autarquia nesta terceira edição como a União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo, a Associação Comercial, Indústria e Serviços de Bragança e a Associação Empresarial do Distrito de Bragança.

 

 

Os números de “Bragança, Terra Natal e de Sonhos” 2014 e 2015

 

- Mais de 110 mil pessoas passaram pelas atividades que integraram o programa “Bragança, Terra Natal e de Sonhos de 2014 e 2015”, oriundas de diferentes localidades de Portugal e de Espanha.

 

- Uma média de 447 pessoas por /dia utilizaram a Pista de Gelo, totalizando 30396 visitantes;

 

- Em 2015, comparado com período homólogo, verificou-se um aumento de 25,3 por cento (%) na taxa de utilização do parque de estacionamento da Praça Camões. Sendo que, em 2014, já tinha registado um aumento de 45,3%. Este ano, as duas primeiras horas continuam a ser gratuitas;

 

- Em 2015, quando comparado com o período homólogo, verificou-se um incremento de 16,1% no número de hóspedes em unidades hoteleiras da cidade de Bragança e médias de incremento de 9,8% no número de dormidas. Em 2014, o aumento tinha sido de 6,2% nas taxas de ocupação hoteleira na cidade de Bragança.

 

Caso queira rever a galeria fotográfica da edição anterior, pode fazê-lo seguindo este link:

http://www.diariodetrasosmontes.com/fotogaleria/terra-natal-e-de-sonhos

 

O vídeo é da Localvisão TV, gravado aquando da entrevista dos diversos órgãos de comunicação social ao presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, levada a cabo esta segunda-feira, na sequência da apresentação da iniciativa “Terra Natal e de Sonhos”.

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Rota de 200 quilómetros une Douro Internacional e Douro Vinhateiro

Fernando Santos vai receber o grau de Doutor Honoris Causa pela UTAD