A área protegida do Douro Internacional e o Douro Vinhateiro vão ficar "unidos" através de uma rota turística com cerca de 200 quilómetros de extensão, num corredor 'verde' ligando cinco municípios transmontanos ribeirinhos do Douro.

Em declarações prestadas hoje à agência Lusa, o presidente da câmara de Miranda do Douro, Artur Nunes, disse que é "importante" criar "pontes" entre o Parque Natural do Douro Internacional e o Alto Douro Vinhateiro e o enquadrou nesse âmbito o projeto designado Grande Rota.

"A ideia passa por levar a cabo projetos de cooperação intermunicipal, através de uma rota turística e cultural que vai abranger uma extensão de 200 quilómetros ao longo do território de cinco concelhos, ficando a figurar como umas das maiores rotas turísticas em Portugal", disse o autarca que integra a Associação de Municípios do Douro Superior (AMDS), entidade que a quem cabe a gestão do projeto.

Além de Miranda do Douro, a AMDS integra os concelhos de Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa.

A candidatura a fundos comunitários para a execução do projeto foi aprovada, estando orçada, nesta primeira fase, em 350 mil euros.

Na opinião dos promotores da Grande Rota, este poderá ser o primeiro de uma série de projetos ligados ao património material e imaterial.

"Será de todo importante criar projetos estruturantes para o território do Douro Internacional ao nível cultural, ambiental, desportivo ou gastronómico, criando, assim, uma maior união entre municípios transmontanos ribeirinhos do Douro", frisou.

A generalidade dos percursos pedestres insere-se em espaços de "elevado" valor patrimonial, histórico, cultural, e paisagístico, que potenciem o turismo e economia dos concelhos abrangidos e que contribuam para "a saúde e bem-estar dos seus utilizadores".

"Integrado numa estratégia de desenvolvimento turístico regional, aliado ao elevado potencial da região, este projeto de implementação da Grande Rota, levado a cabo pela AMDS, tem como objetivo dotar o território com uma infraestrutura de elevado interesse turístico, funcionando como um projeto âncora", enfatiza o autarca.

Para os responsáveis dos cinco municípios do Douro Superior, pretende-se, igualmente, dar um contributo para que o Parque Natural do Douro Internacional e o Alto Douro Vinhateiro se afirmem cada vez mais como "um destino turístico de excelência", no âmbito do Turismo de Natureza.

Seguindo o sentido norte-sul, nos três primeiros concelhos desta Grande Rota (Miranda do Douro Mogadouro e Freixo de Espada à Cinta), o visitante terá a oportunidade de desfrutar das imponentes paisagens planálticas, a uma altitude média que ronda os 700 m, onde subitamente se encontra o rio Douro, encaixado em granitos sobranceiro a escarpas com mais de 150 metros de altura.

Nos concelhos mais a sul como Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa, o visitante terá a oportunidade de desfrutar de tranquilas e imponentes paisagens onde termina o Douro Internacional e começa o Alto Douro Vinhateiro.

Nos territórios abrangidos por esta Grande Rota, habitam espécies únicas (animais e vegetais), algumas delas em vias de extinção que importa preservar a todo o custo.
Lusa, Foto Miguel Cartageno



PARTILHAR:

Investigadores estudam vestígios antigos de produção de vinho no Douro

Época natalícia cobrirá de magia a cidade brigantina