Bragança vai acolher, entre 23 e 29 de junho, o Torneio de futebol sub-14 «Lopes da Silva», que junta 400 jovens portugueses, numa competição que já contou com nomes como Cristiano Ronaldo.

O torneio é considerado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) como «a grande festa do futebol de formação» e, em 35 anos, é a segunda vez que se realiza fora de Lisboa, depois de Ponta Delgada, nos Açores, ter recebido a anterior edição.

«Descentralizar» o evento é o propósito da federação, como indicou o vice-presidente, Rui Manhoso, durante a apresentação à comunicação social, em Bragança, a cidade escolhida entre 11 candidatas por «Trás-os-Montes não ter grandes organizações desportivas».

Durante uma semana, são esperadas cerca de 700 pessoas diretamente ligadas à organização do torneio, que terá em competição equipas representativas das 22 associações de futebol de Portugal continental e ilhas.

O torneio ganhou há 19 anos o nome de Lopes da Silva, um trasmontano que se destacou enquanto dirigente associativo e desportivo, e tem dado a conhecer jovens talentos do futebol.

O internacional português Cristiano Ronaldo foi um dos jovens que competiu neste torneio, assim como João Pinto, diretor da FPF, que hoje, em Bragança, realçou a importância do evento e da sua descentralização.



PARTILHAR:

Emigração de portugueses para fora da UE mais do que triplicou em 2011

Projeto-piloto no Brigantia Ecopark