A Livraria Orfeu, em Bruxelas, inaugurou hoje a exposição de pintura «Máscaras Rituais do Douro e Trás-os-Montes» de Balbina Mendes que pretende com este trabalho «divulgar um património com dimensão mágica única e pouco conhecida».

Aumentar a fonte do texto do Artigo Diminuir a fonte do texto do Artigo Ouvir o texto do Artigo em formato �udio
A autora procurou evocar nas máscaras de grandes dimensões em óleo sobre tela \"os enigmáticos e ancestrais ritos do interior norte de Portugal\".

As máscaras que serviram de base ao trabalho de Balbina Mendes saem à rua anualmente por ocasião das antiquíssimas festividades do solstício de Inverno, de 25 de Dezembro a 06 de Janeiro, ou no Carnaval.

\"A mim interessa-me principalmente a riqueza cromática das máscaras\", disse a pintora à Agência Lusa, acrescentando que \"todas as máscaras existem\", tendo-se ela limitado a \"recreá-las\".

A \"exposição\" hoje inaugurada é, na realidade uma \"pré-apresentação\" de 13 telas que serão alargadas a 30 e apresentadas na Bienal de Máscaras de Bragança de Dezembro a Janeiro em Bragança.

A exposição \"Máscaras Rituais do Douro e Trás-os-Montes\" integra um projecto mais amplo que inclui a produção de um livro e um dvd, assim como a sua apresentação de Norte a Sul de Portugal e no estrangeiro.

Nascida em 1955 em Malhadas, Miranda do Douro, Balbina Mendes realizou em 1989 no Porto a sua primeira exposição pública que foi seguida de muitas outras em Portugal e no estrangeiro.

Balbina Mendes dedica-se actualmente em exclusivo à pintura, depois de ter partilhado esta sua paixão durante muitos anos com o ensino.

A Livraria Orfeu desenvolve há vários anos uma actividade significativa em várias áreas culturais, principalmente na divulgação de autores portugueses.



PARTILHAR:

Publicidade gratuita

PJ prossegue com a investigação