Dificilmente um crocodilo sobreviveria nas gélidas águas do Douro, no entanto, uma placa alertando para a sua presença, em Miranda do Douro, tem dado que falar. Ninguém sabe se é brincadeira ou manobra para afastar banhistas.

Uma placa amarela com um desenho a preto de um crocodilo, e com o aviso, em Inglês, \"perigo, crocodilos, não nadar\" foi colocada, há alguns meses, junto ao embarcadouro do navio-escola que realiza percursos turísticos no Douro internacional, próximo de Miranda do Douro. E se até agora era apenas motivo de brincadeira entre turistas, passou a ser polémica depois de um jornal espanhol de Zamora ter contado que existem mesmo crocodilos no Douro, levados por \"um particular que os adquiriu para mascotes em pequenos\" e se desfez deles \"depois de crescerem\".

Situação considerada \"absurda\" e completamente negada por responsáveis do parque natural mas que, mesmo assim, suscita curiosidade. O sinal está colocado junto ao passadiço que dá acesso à embarcação, o que leva os passageiros a olharem para as margens na tentativa de avistar os anfíbios. Estratégia turística ou brincadeira, o que é certo é que o facto está levantar estranheza em ambos os lados da fronteira. Aliás, há mesmo empresários que temem que a propagação da falsa notícia faça com que turistas com reservas na cidade comecem a amedrontar-se.

O sinal de proibição está colocado numa área concessionada a um empresário espanhol que se dedica à realização de cruzeiros ambientais e investigação da fauna e flora do \"canhão do Douro\", num troço de 12 quilómetros entre a barragem do Castro (Espanha) e a albufeira de Miranda do Douro. O JN ouviu os representes da Autarquia de Miranda do Douro e do PNDI, que garantem desconhecer as intenções do sinal.

\" Se a informação estivesse escrita em Mirandês, Português ou Castelhano, não me espantava, agora em Inglês...\", ironiza Américo Tomé, vice-presidente do município de Miranda do Douro.

Confrontado com a situação, o responsável pelo Parque Náutico de Miranda do Douro apenas acrescentou que foi \"um turista australiano que ali colocou a placa para tirar fotografias e deixou--a ficar. Outros turistas seguiram--lhe o exemplo por achar divertido\". Para o autarca de Miranda do Douro, \"esta é uma história idêntica à da cobra com 20 metros que há uns anos se dizia que nadava nestas águas internacionais\".



PARTILHAR:

Empréstimo de 484.513 euros

«Enigmáticos e ancestrais ritos»