Ainda não é desta que a Federação das Associações de Caçadores da 1ª Região Cinegética (FACIRC) e a Federação das Associações de Caçadores Transmontano Durienses (FACTD) organizam, conjuntamente, um único Encontro Venatório do Nordeste Transmontano.

Prova disso, é que o Clube de Monteiros do Norte (CMN), organismo associado da FACIRC, organiza o XIX Encontro Venatório do Nordeste Transmontano nos próximos dias 21 e 22.
A FACTD, por seu lado, agendou para a semana seguinte o Reencontro Venatório do Nordeste Transmontano.
O evento organizado pelo CMN foi apresentado no passado dia 10 de Fevereiro, altura em que vieram a lume algumas das razões que estão na base da realização de um Encontro e de um Reencontro.
Há vários meses que as duas Federações estão em processo de unificação, mas as negociações parecem intermináveis. Mesmo assim, o CMN entende que a realização de dois eventos ligados à caça maior não têm razão de ser. "O nosso contributo para a unificação das duas Federações e para acabar com este divisionismo é ajudar na organização de um Encontro Venatório em Trás-os-Montes, como acontecia originalmente", alega o presidente do CMN, Álvaro Moreira, acrescentando que "nada justifica a realização de um Encontro e Reencontro".

Na tentativa de organizar um evento único, o presidente do CMN auscultou o secretário-técnico da FACTD, Álvaro Barreira, que considera que ainda não estão reunidas as condições necessárias para avançar com um encontro único ligado à caça maior.
"Ele achou a ideia interessante e colocou a proposta à consideração da direcção da FACTD", revela Álvaro Moreira.
Em Outubro de 2003, aquando da Norcaça, houve um novo encontro entre os dois dirigentes, mas a organização conjunta de um Encontro Venatório acabou por ficar adiada.
Sendo assim, a aproximação entre FACIRC e FACTD fica-se por um convite mútuo a participar no Encontro e Reencontro, coisa impensável em anos anteriores. "Esperemos que para o ano seja diferente, porque esta divisão só é negativa para a caça", desabafa Álvaro Moreira.
J.C.

--------------------------------------------------------------------------------

Segurança é prioritária

Este ano, o CMN escolheu a Serra de Montesinho, concelho de Bragança e a Quinta de Zacarias, em Alfândega da Fé, para levar a cabo as montarias do XIX Encontro Venatório
No dia 21 estão previstas cerca de 100 portas na montaria de França, ao passo que, no dia seguinte, a Quinta de Zacarias recebe 90 caçadores. Os números, segundo Álvaro Moreira, garantem a segurança no decorrer da caçada. "A segurança é a prioridade do Clube de Monteiros do Norte, que há dois ano criou um colete reflector que aconselhamos vivamente a todos os participantes nas nossas montarias e é de uso obrigatório para os matilheiros", sublinhou o dirigente.
De acordo com o responsável, o CMN está a pressionar o Governo no sentido de legislar a obrigatoriedade do uso do colete, tal como acontece noutros países da Europa.
Tal como habitual, o Encontro Venatório contempla a venda de produtos regionais, animação cultural e serão transmontano, que este ano decorrerá na aldeia de França.
O evento contará com a presença do barão Gilbert de Durkeim, presidente da Federação das Associações de Caçadores Europeus (FACE), uma organização que envolve 7 milhões de caçadores distribuídos pela Europa comunitária e não comunitária. Além disso, estão previstas as presenças de um elemento do Comité Internacional da Caça e Conservação da Fauna, bem como do presidente da Comissão Nacional da Homologação de Trofeus, José António Vitorino. "São algumas das entidades máximas no sector da caça nacional e europeu que aceitaram o nosso convite", regozija-se Álvaro Moreira.



PARTILHAR:

Feira Gastronómica do Porco

Entrada em vigor a 3 de Março