A sexta edição da Feira Gastronómica do Porco de Boticas, que decorre entre sexta-feira e domingo, vai colocar à venda 20 toneladas de enchidos e presunto, que deverão render cerca de 300 mil euros, anunciou hoje a Câmara local.

O presidente do Município de Boticas, Fernando Campos, acrescentou que são aguardados no certame cerca de 35 mil visitantes provenientes de todas as regiões do país e da vizinha Espanha, devem visitar a edição deste ano da Feira Gastronómica do Porco.

"Este certame tem como principais objectivos a valorização dos produtos da agricultura local e a promoção da gastronomia do concelho e dos seus pratos tradicionais", afirmou.

Salientou ainda a importância do evento para a economia local, especialmente para os agricultores que continuam a criar o porco e a fazer os enchidos da forma tradicional.

A feira deste ano conta com a participação de 60 expositores de produtos alimentares, designadamente fumeiro e presunto, e 15 de artesanato regional.

Fernando Campos sublinhou que, para garantir uma maior qualidade do certame, todos os produtos alimentares para venda na feira "são alvo de uma rigorosa inspecção à entrada do recinto".

"Além disso, os produtos são acompanhados e inspeccionados pelos serviços veterinários da Câmara nas várias fases, desde a criação e marcação dos animais até à produção dos enchidos", frisou.

Para garantir a qualidade dos produtos, a autarquia avançou com um pedido de Protecção do Fumeiro de Boticas, designadamente um pedido de Identificação Geográfica Protegida, nos serviços da Direcção Geral do Desenvolvimento Rural, um processo que está a aguardar parecer.

A edição deste ano decorre já nas instalações do novo Parque de Exposições e Feiras de Boticas, cujo investimento foi de 1,5 milhões de euros, dispondo de cinco cozinhas que têm como objectivo dar apoio na realização da Feira do Porco e outros eventos similares.

No recinto da feira, os visitantes vão poder saborear especialidades gastronómicas locais, como o arroz de costelas e chouriça, cozido à barrosã, o caldo barrosão, os rojões no pote e costeletas de vinho e alho.

Para animar o certame, vão decorrer as tradicionais chegas de bois e ainda actuações dos grupos folclóricos do concelho de Boticas, realizando-se também a "ronda das tasquinhas" durante os três dias.

Ainda no âmbito da feira, no dia 21 reúne-se o Capítulo Geral da Confraria Gastronómica da Carne Barrosã, que entronizará novos confrades, a maioria dos quais são mulheres.



PARTILHAR:

Excesso de velocidade

Encontros e Reencontros Venatórios