Um homem de 66 anos morreu anteontem à noite, vítima de um acidente com um tractor agrícola, em Paradinha de Outeiro, no concelho de Bragança. Tudo indica que o acidente tenha sido o resultado de uma manobra mal calculada ou de um descuido, enquanto trabalhava numa propriedade agrícola.

O alerta para os Bombeiros de Bragança foi dado cerca das 22 horas e quando o efectivo e os elementos da Viatura de Emergência Médica e Reanimação (VMER) chegaram ao local depararam-se com um corpo já cadáver. Provavelmente a morte teria ocorrido algumas horas antes, uma vez que o agricultor tinha saído de casa cerca das 16 horas, mas só foram procurá-lo já de noite, porque estava a demorar mais do que o habitual.

Segundo o 2.º comandante dos Bombeiros Voluntários de Bragança, Carlos Martins, o tractor resvalou para um precipício acabando por capotar, o agricultor ficou alojado entre o arado e a traseira do veículo. Foram necessárias duas equipas de desencarceramento para remover o corpo, mas o trabalho dos bombeiros foi complicado pelas dificuldades de acesso à zona, devido ao acidentado do terreno.

Esta foi a terceira vítima mortal em acidentes de tractor no distrito de Bragança em 2008. O elevado número de acidentes com estas máquinas agrícolas levou o Governo Civil de Bragança a apresentar um plano de combate à sinistralidade rodoviária no final de 2006, ano em que morreram 15 pessoas na sequência deste tipo de sinistro. Nesse ano, o número de mortes com tractores foi superior ao número de mortos nas estradas do distrito em acidentes rodoviários.

Foi lançada uma campanha de sensibilização para a necessidade de manusear correctamente aqueles veículos, nomeadamente para o uso do arco de Santo António, uma espécie de habitáculo que protege o condutor se o tractor capotar.



PARTILHAR:

Abriu ontem as portas

Devido a chuvadas