O Governo aprovou um conjunto de investimentos, no valor aproximado de 86 milhões de euros, destinados a financiar uma rede de hotéis de pequena e média dimensão no Douro, com o objectivo de dotar a região de uma rede hoteleira de grande qualidade. Segundo o presidente da Região de Turismo do Douro Sul, Jorge Osório, os investimentos serão feitos no âmbito do Plano Integrado de Desenvolvimento Turístico do Vale do Douro (PIDTVD).

Trata-se da concretização da primeira fase de financiamentos do PIDTVD, que abrange projectos ligados ao sector do vinho, podendo incluir a revitalização de aldeias vinhateiras.

O plano integra um conjunto de investimentos em que 77% são privados, revelou Jorge Osório. \"Estamos a falar de unidades de media dimensão, ou seja, com dez quartos (hotéis rurais) ou até unidades de 45 quartos, especificou.

As unidades hoteleiras a serem construídas - algumas já em processo adiantado de edificação - estão situadas nos concelhos de Lamego, Tarouca, Armamar, Sabrosa, Alijó, Baião, S. João da Pesqueira e Tabuaço.

Este pacote de investimentos para a região foi bem recebido e é crucial para a implementação de um turismo de qualidade no Douro. Porém, Jorge Osório salienta outra particularidade além do previsível aumento do aumento do número de camas na região, o dirigente faz notar que a instalação das unidades será mais diversificada, do ponto de vista geográfico, contrariando a tendência até aqui verificada da concentração nos grandes núcleos, como Lamego, Vila Real e Régua. Os investimentos irão chegar \"a concelhos mais do interior, e isto é significativo para o desenvolvimento do Douro\", sublinhou Jorge Osório.

Neste contexto, está previsto para o próximo ano a abertura ao público do primeiro hotel de cinco estrelas na região do Douro, situado na quinta de Vale de Abraão, junto ao rio Douro, na freguesia de Samodães, concelho de Lamego.



PARTILHAR:

Pescador afogou-se no Douro

Não se recandidata por razões estatutárias