Dia Internacional da Mulher no Museu Abade de Baçal celebrado com “Donna”, uma exposição de 12 pinturas da artista italiana Silvana Violante onde a mulher é a figura central.

 

Foi inaugurada ontem a exposição de pintura a óleo “Donna” no Museu Abade de Baçal (MAB). A iniciativa, patente até ao dia 17 de abril, serviu para assinalar a comemoração do Dia Internacional da Mulher e contou com a presença da artista que trouxe a Bragança 12 obras da sua autoria.

“Nesta exposição temos uma mulher como protagonista, sendo ela o sujeito central, uma mulher acompanhada pelo amigo de sempre, que é um gato, seja na sua forma física, seja na sua forma idealizada”, começou por descrever Silvana Violante, que tem em casa, ela própria, oito gatos. O seu diálogo com a tela dirige-se ao retrato e ao figurativo, pintando mulheres e felinos num género artístico que tende a fugir para o realismo - impressionismo, sublimado pela expressividade das pinceladas, que realçam emoções vivas no semblante e à flor da pele das personagens retratadas. 

Nascida no sul de Itália, em 1961, mais precisamente em Vittoria, na Sicília, a pintora e também docente, veio para Portugal corria o ano de 1997. “Vivo numa cidade onde a equipa de futebol chama-se justamente Vitória (de Guimarães) como a terra onde eu nasci”, sublinha a artista, afirmando ser uma “coincidência feliz”.

“O importante na vida deve ser o sentimento de amizade, o amor. O mundo está a ficar muito individualista, e quando se toca nos sentimentos fico feliz. Não devemos pensar só no material, devemos pensar no coração. É o que tento transmitir nas minhas obras”, confessou a siciliana, que começou por pintar paisagens no início da sua carreira, seguindo as pisadas do seu avô e do seu pai, Violante Gaspare, Mestre de Arte da Academia Internacional de Roma, através dos quais recebeu os primeiros ensinamentos de desenho e pintura. 

“Pintar é navegar nas páginas de um livro imaginário e cada obra que eu faço é como uma viagem”, narrou a artista, enquanto explicava os seus trabalhos ao público presente no MAB. Entre os inúmeros convidados, encontrava-se a Vereadora da Cultura, Educação e Ação Social da Câmara Municipal de Bragança. “É uma exposição dedicada, única e exclusivamente, a este dia (Internacional da Mulher) e, hoje, realmente, todas as mulheres estão de parabéns. Estas pinturas retratam aquilo que foi a mulher e a evolução que ela teve. Está muito interessante”, declarou Cristina Figueiredo, acrescentando que “neste dia, as mulheres devem ser tratadas ainda melhor”, pois são, todas elas, "deusas", cada uma à sua maneira.
 

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Garagens assaltadas e dois veículos roubados

Rampa da Sr.ª da Graça dias 23 e 24 de julho