O fim de semana desportivo do Basket Club de Vila Real fica marcado por um alto índice de aproveitamento, com 4 vitórias em 5 encontros disputados. Destaque para o pleno alcançado no domingo, com 3 vitórias nos encontros disputados, todos fora de portas.

Sub-14 feminino: BCVR/Padaria Doce Rosmaninho vence em Vila Pouca de Aguiar no arranque do regional
Após a conquista do Torneio de Abertura, as lobas regressaram à competição no domingo passado, diante da equipa do CTM de Vila Pouca de Aguiar. O jogo, agora a contar para o Campeonato Regional do escalão e que decide o participante no Torneio Nacional, foi de grande intensidade e acabou com a diferença mínima no marcador (41-42).

As lobas começaram melhor o encontro, tendo realizado uma primeira parte de bom nível. Executando com qualidade a circulação de bola e com um índice de aproveitamento aceitável, os cincos que atuaram nessa fase do jogo angariaram uma vantagem confortável no marcador (10 pontos), que deixaram a sensação de que o jogo seria tranquilo para as vilarealenses. Puro engano. Com o recomeço do encontro, a equipa começou a cometer inúmeros erros, sobretudo na finalização, com uma baixa concretização, e a ansiedade e nervosismo foram tomando conta da equipa. Ao nível defensivo a equipa permitia facilidades, o que animou as cores das meninas do CTM, que foram em busca da recuperação. Os minutos finais foram eletrizantes, com a incerteza a pairar no Dr. Gomes da Costa.

As atletas foram orientadas por António Cortinhas e Maria Rodrigues e alinharam na prova com Ana Cunha (4), Joana Pedrosa, Cláudia Rocha (4), Beatriz Santos (6), Mafalda Minhava, Beatriz Andreso (12), Teresa Rodrigues, Raquel Fonseca, Sara Gama (2), Patrícia Frutuoso, Leonor Rodrigues (14), Andreia Gomes. Parciais: 08-15, 07-10, 10-08, 16-09.
Sub-14 masculino: BCVR/TINTAS EUROPA em franca evolução batem Mirandela.

A equipa de iniciados masculinos do BCVR/TINTAS EUROPA alcançou um importante triunfo em Mirandela, que permitiu manter a liderança no campeonato e consolidar o seu processo de evolução, numa equipa que tem vindo a mostrar capacidade para ultrapassar as adversidades num grupo em formação de forma satisfatória.

O jogo foi marcado por um equilíbrio, quebrado apenas no 3º período, quando os lobos foram eficazes na conquista dos pontos necessários para garantir o triunfo. Com uma clara evolução dos atletas mais novos, que começam a entrar numa fase diferente de experiência, a equipa mostrou que tem vindo a corrigir algumas lacunas do seu jogo ofensivo e defensivo, com a melhoria da circulação de bola e com maior empenho nas marcações, afinal o resultado dos seus processos de treino.

A equipa foi orientada por Nuno Matos e alinhou com João Baptista, João Costa (6), Diogo Santos (5), Pedro Oliveira, José Vilela (2), Filipe Santos, João Figueiredo (12), João Cruz (4), Rui Fernandes (2), Francisco Dias (8), João Samões (2) e Hugo Teixeira (14). Parciais: 13-16, 7-12, 8-17, 15-10.

Sub-16 masculinos: dérbi entre equipas do BCVR é motivo de festa
Disputou-se no sábado mais um encontro do inter-regional dos cadetes, com o jogo entre as equipas A e B do BCVR. Um encontro marcado pautado pelo empenho dos 2 conjuntos e pela ambição de fazer mais e melhor, enfim o grande desígnio de quem pratica o desporto com paixão. A vitória acabou por sorrir para a equipa B do BCVR, composta pelos atletas do último ano do escalão, por 100-50. Com mais esta vitória, os lobos continuam a manter a liderança destacada nessa prova, com 4 vitórias nos encontros disputados. A próxima jornada (a última) é decisiva para o apuramento das 2 equipas que vão disputar a fase final do inter-regional.

As equipas alinharam com (equipa A): Paulo Costa, Licínio Rego, José Figueiredo, Luís Martins, João Espinheira, Bruno Martins, João Costa e André Duarte. Equipa B: Paulo Subtil, António Esteves, João Bebiano, Ricardo Sousa, Pedro Abreu, André Carvalho, Rodrigo Lima, Luís Sousa e Emanuel Costa. Treinadores: Carlos Areias e José Félix.

Sub-18 masculinos: BCVR/VIDROPLEX ganha a segunda
Pela segunda jornada do Campeonato Inter-regional de juniores, a equipa do BCVR/VIDROPLEX deslocou-se ao pavilhão da Diogo Cão-B, tendo alcançado uma vitória tranquila, por 38-93. O resultado espelha a diferença entre as 2 equipas, com níveis distintos de preparação e experiência, tendo como consequência o natural distanciamento no marcador.

A equipa foi orientada por Sebastião Mota e alinhou com Miguel Rodrigues, Pedro Lima, Pedro Arnaldo, Francisco Neto, João Machado, João Lima, Pedro Mota, Tiago Rodrigues, Michael Lopes e João Pereira.

Seniores masculinos: jogo de alta intensidade do BCVR/CONFITEC na receção ao líder
A equipa sénior do BCVR/CONFITEC recebeu a sua congénere do André Soares (Braga), atual líder da prova. Num jogo altamente emotivo e com muito público nas bancadas, os lobos deram excelente réplica ao seu adversário e discutiram a vitória até aos últimos segundos. A equipa vilarealense pode queixar-se de si própria por não ter alcançado o triunfo, já que nos momentos decisivos do encontro cometeu falhas em lances fáceis, que acabaram por ditar o resultado. Fica o marcador final: 81-85, com 2 períodos empatados. Equilíbrio praticamente total.

O encontro começou muito movimentado, com um ascendente da equipa visitante, que aproveitou com eficácia o tiro exterior. Essa característica manteve-se ao longo de toda a primeira parte, colocando muitas dificuldades aos lobos para travar esse caudal ofensivo. Contudo, as retificações introduzidas na equipa começaram a surtir efeito. No segundo período, a equipa bracarense ganhou distância no marcador e seguiu para o intervalo com uma vantagem de 13 pontos. O jogo mudou de cariz na segunda parte. Com uma defesa irrepreensível e com uma boa fluência do seu jogo ofensivo, o BCVR/CONFITEC acabaram por colocar o André Soares em apuros e sem armas para contrariar essa tendência. Contudo, a concretização dos lances não foi eficaz, penalizando a equipa da casa.

A equipa foi orientada por José Pombo e alinhou com Ricardo Stringfellow (15), Paulo Silva, José Félix (31), Ricardo Queiroga (12), César Ferreira, Igor Costa, Ricardo Ribeiro (10), Daniel Rodigari, Pedro Silva (3), João Teixeira, José Pinto (10) e Henrique Sena.



PARTILHAR:

A Via de la Plata

Emigração de jovens ameaça futuro do País