Um edifício símbolo da época áurea da cerâmica em Bragança vai ser transformado no primeiro albergue da cidade para caminheiros, como os peregrinos dos caminhos de Santiago, anunciaram hoje os responsáveis pelo projeto.

O chamado Forno da Antiga Fábrica da Cerâmica do Campo Redondo, com a respetiva chaminé, permaneceu como memória de uma atividade que marcou a economia local há algumas décadas e foi hoje oficialmente entregue pela Câmara de Bragança a uma associação que vai dar novo uso àquele espaço.

A Associação de Caminheiros de Bragança vai transformar as instalações num albergue, que será o primeiro nesta localidade, para todos os que gostam de explorar percursos pedestres, sobretudo os peregrinos dos Caminhos de Santiago.

Um dos caminhos mais importantes desta peregrinação ibérica, a Via de la Plata, passa nesta zona fronteiriça do Nordeste Transmontano, como recordou o presidente da associação, Belmiro Vilela.

Embora a autarquia tenha feito obras no edifício, a associação terá agora de adaptá-lo às novas funções, pelo que a abertura do novo espaço para alojamento está ainda dependente da disponibilidade financeira para a realização dos trabalhos.

Garantidas estão já 20 camas oferecidas pela GNR à associação de caminheiros.

O edifico da antiga cerâmica está classificado como Espaço Cultural de Interesse Arqueológico Industrial, no Plano Diretor Municipal de Bragança, como realçou o presidente da autarquia.

Jorge Nunes adiantou que o município pretende, com esta iniciativa, além de valorizar o património concelhio, \"dar resposta às associações locais, no sentido de disporem de instalações próprias para as suas atividades\".

A autarquia entregou hoje também ao Rotary Clube de Bragança novas instalações para o funcionamento da Universidade Sénior de Bragança.

Os 30 alunos inscritos vão passar a encontrar-se na Casa das Associações, um edifício degradado da zona histórica que o município recuperou para disponibilizar aos movimentos associativos e revitalizar o centro histórico da cidade.

Na mesma zona, a autarquia recuperou um outro edifício que começou a funcionar neste ano letivo como residência para estudantes estrangeiros do Instituto Politécnico de Bragança.



PARTILHAR:

Barragem do Tua

Domingo pleno de vitórias