O administrador diocesano de Bragança-Miranda, monsenhor Adelino Paes assegurou hoje que a diocese rejubila de alegria e sente-se profundamente honrada” pela nomeação do padre Delfim Jorge para bispo auxiliar de Braga.
“Acolhemos com profunda e exuberante alegria tão gratificante notícia, se bem que também nos traz um sentimento de tristeza pela sua partida de entre nós e pela lacuna que o padre Delfim deixa em aberto na pastora diocesana de Bragança‐Miranda”, escreveu o administrador diocesano numa saudação ao novo membro do episcopado – a diocese está sem bispo desde 12 de fevereiro, quando o anterior bispo foi nomeado arcebispo de Braga.
O padre Delfim Esteves Gomes, de 60 anos, até agora sacerdote da diocese de Bragança-Miranda, foi hoje nomeado pelo Papa Francisco como bispo auxiliar de Braga, arquidiocese liderada pelo bispo José Cordeiro, anunciou o Vaticano.
Delfim Esteves Gomes natural de Bragança, onde nasceu em 01 de janeiro de 1962, junta-se a Nuno Almeida como auxiliar de Braga.
“Agradecemos ao eleito, toda a dedicação e entrega ao serviço desta nossa Diocese, durante 33 anos de sacerdócio, desde o seminário à paroquialidade (…), a pastoral juvenil e escolar, a vigararia episcopal do clero, a Casa Pastoral aberta a todos e o múnus de Arcipreste de Moncorvo. Em tudo deixa a marca de um sacerdócio fecundo, dinâmico, alegre e totalmente doado à causa do Evangelho”, acrescentou Adelino Paes na sua mensagem publicada na página da diocese de Bragança-Miranda na Internet.
Entretanto, o novo bispo auxiliar de Braga, também em mensagem publicada no site da diocese de Bragança-Miranda, agradece ao Papa a “nomeação e confiança”, ao mesmo tempo que manifesta “profunda gratidão” á diocese que agora abandona.
No mesmo texto, dirige-se à arquidiocese de Braga, para manifestar a sua disponibilidade para servir com total lealdade e obediência”.

 

Em Comunicado o Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda e o Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social informam que D. Delfim Jorge Esteves Gomes será ordenado bispo no dia 4 de Dezembro de 2022, às 15h00, na Catedral de Bragança.

A apresentação à Arquidiocese de Braga terá lugar no dia 5 de Dezembro, Festa de São Geraldo, às 17h30, na Sé de Braga.



PARTILHAR:

Mondim de Basto implementa transporte para levar alunos às universidades

Delfim Esteves Gomes nomeado bispo auxiliar de Braga