O município de Mondim de Basto implementou um serviço de transporte para os alunos universitários do concelho com circuitos semanais para Vila Real, Porto e Braga, para apoiar as famílias numa altura em que as despesas aumentam significativamente.

“A Câmara pensou em medidas que pudessem atenuar esta fase mais pesada em termos financeiros para as famílias”, afirmou hoje à agência Lusa a vereadora da Educação, Carla Silva, explicado que, com a entrada dos jovens na universidade, as despesas dos agregados familiares “aumentam significativamente” por causa do alojamento e deslocações.

Até ao momento foram apresentadas cerca de 80 candidaturas por parte dos estudantes para o transporte que se vai realizar durante o ano letivo ao final da tarde de domingos e às sextas-feiras, permitindo que os jovens alunos possam regressar a Mondim de Basto e visitar as suas famílias durante os fins de semana.

No âmbito desta medida de apoio ao transporte dos alunos do ensino superior, foram organizados três circuitos, um com destino a Vila Real, dando resposta aos que, nesta cidade, frequentam a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Depois há um outro circuito que segue para a cidade do Porto, com paragem em Amarante, e um terceiro que tem como destino Braga.

Carla Silva disse ainda que esta medida visa colmatar as limitações existentes em termos de transportes públicos.

“A maior parte dos alunos não tinha forma de se deslocar a não ser por meios próprios, e esta é uma forma de colmatar a insuficiência dessa oferta. Por exemplo, para Vila Real nem há nenhum tipo de transporte público”, acrescentou, referindo-se à capital de distrito deste município.

A vereadora disse ainda que “o número grande de candidaturas” apresentadas até ao momento “só vem provar que, de facto, correspondia a uma necessidade das famílias”.

Segundo Carla Silva, a autarquia pretende também avançar com a atribuição de bolsas de estudo para os universitários, estando a trabalhar, para o efeito, numa proposta de regulamento para essa medida.

“É mais uma ajuda para as famílias, ainda por cima estamos num momento em que efetivamente a crise nos vai assolando a todos e, portanto, todas as formas que encontrarmos de apoiar poderão fazer a diferença no dia a dia das famílias”, salientou a autarca.



PARTILHAR:

Conferência Episcopal regozija-se com nomeação de Delfim Gomes

Diocese de Bragança-Miranda “honrada” com nomeação de Delfim Jorge