Foi com grande satisfação que o presidente da Câmara de Bragança, Jorge Nunes, soube da resolução tomada ontem, em Conselho de Ministros, que aprova a ligação em auto-estrada entre Vila Real e Quintanilha (Bragança). O autarca afirmou tratar-se de uma das mais importantes decisões para o desenvolvimento do distrito de Bragança, por ser \"um corredor rodoviário estratégico\".

Jorge Nunes, que já começava a desesperar devido ao facto de o Governo não tomar uma decisão - Bragança é o único distrito do país que não tem um quilómetro de auto-estrada -, chegou mesmo a afirmar que os deputados eleitos pelo distrito deviam votar contra o Orçamento de Estado, e a população boicotar os próximos actos eleitorais, caso não houvesse uma resolução favorável. \"Não entendia que a situação continuasse na mesma, sobretudo com o aumento de tráfego no IP4, que já impunha outro tipo de via\", referiu.

O facto de o IP4 vir a ser transformado em auto-estrada sem necessidade de fazer um estudo de viabilidade económica ou financeira também agradou ao autarca, que considera que as obras deviam fazer-se em duas frentes: uma entre Bragança e Vila Real e outra para ir de encontro à frente de obras que vem desde do Porto.

Apesar da satisfação, Jorge Nunes não esquece que o distrito precisa de outras vias \"fundamentais\", como uma estrada entre Bragança e Puebla de Sanábria (Espanha), para fazer a li- gação à auto-via das Rias Baixas e à rede de vias rápidas europeias, bem como a construção do IC5, essencial aos concelhos do Sul do distrito, e a transformação do projecto do IP2, entre a Guarda e Bragança, em perfil de auto-estrada. Neste ponto, as reivindicações são seguidas pelo autarca de Moncorvo, que há muito vem lutando pela construção da via e pela transformação do projecto em auto-estrada. No entanto, na resolução de ontem, o IP2 vai ser transformado em auto-estrada apenas entre Beja e a A23, ficando vários concelhos do distrito de Bragança (Torre de Moncorvo, Vila Flor e Alfândega da Fé) de fora.

Quanto ao IP4, o concurso público deverá iniciar-se este ano e a adjudicação está agendada para 2006, devendo as obras arrancar em 2007. O IP4 anda a ser construído há mais de 20 anos. O troço entre Bragança e Mirandela foi inaugurado há mais de uma década e o de Bragança a Quintanilha há cerca de cinco anos. Em falta continua a ponte internacional sobre o rio Maçãs.



PARTILHAR:

Piscinas cobertas aquecidas

Questões de rentabilidade