O Desportivo de Chaves ficou hoje afastado da luta pela subida ao primeiro escalão ao perder por 2-1 na visita a Tondela, em jogo da 32.ª jornada da II Liga de futebol.

Miro, aos nove minutos (09), Rúben Pina (49) em grande penalidade e Quattara Moudjatovic (90+1) na compensação permitiram ao Tondela manter a liderança da II Liga de futebol e fizeram com que o Desportivo de Chaves não consiga lutar pela subida à I Liga de futebol.

À terceira foi de vez. Miro fez a primeira tentativa (05) direta às mãos do guarda-redes, depois (07) atirou de cabeça por cima da barra e, aos nove minutos, na sequência de um canto marcado por Costinha, o avançado angolano inaugurou o marcador.

No primeiro quarto de hora de jogo, a formação de Luís Pinto, que viu cartão amarelo aos quatro minutos, provocou outros dois momentos perigosos, com Vozinha a evitar o golo a Rodrigo Ramos (09) e Tiago Manso (15) a rematar cruzado rente ao poste direito.

Após a superioridade do Tondela nos primeiros 15 minutos, a formação de Marco Alves conquistou terreno e alcançou algum equilíbrio em campo, com Rúben Pina (27) a realizar o primeiro remate perigoso por parte dos transmontanos.

O Desportivo de Chaves provocou perigo e intensidade nos últimos cinco minutos da primeira parte. Tiago Reis ‘disparou’ cruzado para ma baliza aberta, com a bola a bater no poste direito e, na recarga, Bernardo Fontes segurou o remate de Ktatau.

Logo a seguir, o médio brasileiro, novamente na recarga a um remate falhado de Soro, atirou, mas desta vez foi o capitão ‘beirão’, Ricardo Alves, a atirar-se de rebolão e a segurar a bola com o corpo, evitando o empate pelo pé de Ktatau.

Rúben Pina (49) igualou o marcador na sequência de uma grande penalidade, no início da segunda parte.

O Tondela manteve a pressão alta cerca de cinco minutos, junto ao minuto 60, com Maviram, Rodrigo Gomes, Tiago Manso, Costinha e Miro a rematarem consecutivamente e de todas as vezes a bola a fazer ‘rente’ aos postes.

Numa segunda parte intensa e equilibrada, foi já nos minutos finais que o recém entrado Quattara Moudjatovic fechou o resultado ao isolar-se no meio campo e a atirar rasteiro por entre as pernas de Vozinha para o fundo da baliza.

A última vez que as duas equipas se encontraram no Estádio João Cardoso, foi na última jornada da época 2018/19, com o Tondela a vencer por 5-2 e a assegurar a manutenção na I Liga, enquanto o Desportivo de Chaves caiu para a II Liga de futebol.

Hoje, com esta vitória, o Tondela mantém em aberto o regresso à I Liga, ao somar 61 pontos e a manter a liderança da II Liga, enquanto o Desportivo de Chaves perdeu a hipótese de subir ao somar 50 pontos e a manter a quinta posição.

Jogo no Estádio João Cardoso, em Tondela.

Tondela – Desportivo de Chaves, 2-1.

Ao intervalo: 1-0.

Marcador:

1-0, Miro, 09 minutos.

1-1, Rúben Pina, 50 (grande penalidade).

2-1, Quattara Moudjatovic, 90+1.

Equipas:

- Tondela: Bernardo Fontes, João Afonso, Ricardo Alves, Maviram (Quattara Moudjatovic, 83), Tiago Manso (Pedro Maranhão, 88), Bebeto (Xavier, 83), Ceitil, Talocha, Rodrigo Ramos (Roberto, 77), Miro e Costinha (Nuno Cunha, 84).

(Suplentes: Joel Sousa, João Cesco, Cícero, Nuno Cunha, Xavier, Cascavel, Pedro Maranhão, Quattara Moudjatovic e Roberto).

Treinador: Luís Pinto.

- Desportivo de Chaves: Vozinha, Tiago Almeida (Carraça, 83), Vasco Fernandes, Bruno Rodrigues, Aaron, Roan Wilson (Platiny, 71), Ktatau (Tiba, 83), Soro (Rui Gomes, 61), Pelágio, Rúben Pina (Wellington, 82) e Tiago Reis.

Suplentes: Rodrigo, Carraça, Tiba, Rui Gomes, Morim, Platiny, André Ricardo, Tounkara e Wellington).

Treinador: Marco Alves.

Árbitro: Cláudio Pereira (AF Aveiro).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Luís Pinto (04 e 66), Vasco Fernandes (65), Platiny (75) e Ktatau (80). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Luís Pinto (66).

Assistência: 3.376 espetadores.



PARTILHAR:

Líder do PSD recusa que Hernâni Dias esteja na origem da crise política

Associação apela ao debate de políticas que visem coesão económica e social do país