Vai sair finalmente do papel a sinalização do Alto Douro Vinhateiro Património da Humanidade, processo que se arrasta há mais de cinco anos entre gabinetes e regiões de turismo.

Segundo Ricardo Magalhães, chefe de projecto da Unidade de Missão do Douro, este organismo \"em conjunto com as comissões regionais de turismo da Serra do Marão, Douro Sul e Nordeste Transmontano, deverão ter implementada no terreno uma boa parte da sinalização a tempo das próximas vindimas\". O valor do investimento, com apoio de fundos comunitários, ascende a 135 mil euros.

Num almoço de trabalho, organizado pelo núcleo de Vila Real da Associação Cristã de Empresários e Gestores de Empresas (ACEGE), a propósito dos \"Desafios do Douro\" , Ricardo Magalhães anunciou, ainda, outras novidades relativas ao primeiro mês de trabalho do organismo, com sede em Peso da Régua. \"Dentro de pouco tempo começará a ser divulgado um novo plano de marketing para a região do Douro\", disse o responsável, que acrescentou que \"o mesmo não poderá dissociar-se do Porto (cidade), porque Porto e Douro são obviamente complementares\". O investimento previsto nesta acção de promoção ultrapassa os 400 mil euros.

Outro dos projectos já em curso passa por dar seguimento à reconstrução dos muros de xisto \"num total de mais de mil quilómetros, que se espera venha a ser comparticipado no próximo quadro comunitário. Ricardo Magalhães mostrou-se mais uma vez\" plenamente convicto na Regionalização daqui a quatro anos\", mas exortou empresários e responsáveis locais \"a começarem o trabalho já e não a ficarem à espera que daqui a quatro anos tudo se resolva da noite para o dia\". Lembrou, ainda que \"sem os 30 mil pequenos vitivinicultores, a região ultrapassará a linha de água e um ponto de difícil retorno no que toca ao despovoamento\"

Armando Moreira, presidente do núcleo da ACEGE lembrou que \"hoje se exporta a mesma quantidade de vinho do Porto que há cem anos (150 mil pipas por ano) e lançou o desafio de \"em dez anos duplicar essas exportações, o que teria um efeito extraordinário na região\", concluiu.



PARTILHAR:

Sem apoio do estado

Ajuda imediata para Jou